Carga total de energia sobe 3,6% em outubro, diz ONS

De acordo com o ONS, o subsistema registrou estabilidade em outubro se comparado ao igual período do ano passado. Já frente a setembro, o indicador de carga cresceu 1,3%

6 NOV 2013 • POR • 13h58

Os valores de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro cresceram 3,6% sobre igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na comparação com setembro, a carga subiu 1,7%.

Com participação de cerca de 60% da carga do SIN, o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste tem sido fortemente afetado pelo comportamento da indústria, que não apresenta uma dinâmica de recuperação bem definida. De acordo com o ONS, o subsistema registrou estabilidade em outubro se comparado ao igual período do ano passado. Já frente a setembro, o indicador de carga cresceu 1,3%.

Leia Também

Mesmo com veto, Haddad sanciona aumento do IPTU

Governo tem controle das contas públicas, diz Mantega

Brasil produziu menos veículos em outubro, diz Anfavea

IBGE mostra Brasil com mais de 11 milhões de favelados

Liminar cai e presidente da Alstom terá de depor em CPI

No acumulado dos últimos 12 meses, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 1,9% em relação ao mesmo período anterior. No boletim, o ONS destacou ainda que o comportamento da carga foi influenciado pela ocorrência de temperaturas elevadas.

O boletim ressaltou o crescimento de 24,9% em outubro da carga no Subsistema Norte, justificada pela integração de Manaus ao Sistema Interligado a partir do dia 9 de julho. Frente a setembro, a carga registrou uma queda de 1%.

O Subsistema Nordeste apurou um incremento de 7,9% em relação a outubro do ano passado e de 3,3% sobre o mês anterior. Já o Subsistema Sul verificou um aumento de carga de 4,7% ante o igual período de 2012 e uma alta de 3,2% sobre setembro deste ano.