Cemitérios de SP devem receber 2 milhões de visitantes

O Serviço Funerário Municipal pede aos visitantes que evitem os chamados "enxadinhas", que cobram para colocar flores e limpar túmulos

2 NOV 2013 • POR • 11h31

Os 22 cemitérios municipais de São Paulo e o Crematório da Vila Alpina devem receber aproximadamente 2 milhões de pessoas neste sábado, 02, em função do feriado de Dia de Finados. O Serviço Funerário Municipal pede aos visitantes que evitem os chamados "enxadinhas", que cobram para colocar flores e limpar túmulos. Segundo a autarquia, os 1400 funcionários uniformizados que estarão de plantão não têm autorização para realizar tais serviços.

Outra recomendação é para que as pessoas adotem procedimentos contra a dengue e retirem os sacos plásticos que cobrem vasos de flores e os substituam por areia nos pratinhos.

Leia Também

Beltrame apoia pena maior para assassino de policial

Governo divulga lista estrangeiros do Mais Médicos

Justiça manda juntar investigação ao inquérito da Siemens

Ministro avalia que é razoável definir prazo de validade para créditos

Consumidor de serviços de telefonia ganha mais proteção

O Serviço Funerário sugere ainda que os visitantes utilizem transporte coletivo para chegar aos cemitérios. A São Paulo Transporte (SPTrans) reforçará a frota de 289 linhas e criará uma especialmente para o feriado: 233F/10 Terminal A.E. Carvalho - Terminal Vila Carrão, que passará pelo Cemitério da Vila Formosa, o maior do Hemisfério Sul.

Para quem for de carro, a recomendação é para não estacionar em fila dupla, sobre calçadas ou canteiros, nem em áreas reservadas, sinalizadas com cones e cavaletes. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montará um esquema especial neste sábado nas imediações dos principais cemitérios da cidade, com o bloqueio de vias, alteração de sentido de circulação e orientação de trânsito.

Os cemitérios municipais e o Crematório da Vila Alpina estarão abertos no feriado das 7h às 18h.

Excepcionalmente neste sábado, por causa do feriado, as ciclofaixas de lazer funcionarão das 7h às 16h. No entanto, a Ciclofaixa Centro-Luz não será ativada nas vias onde coincide com a faixa exclusiva de ônibus.

Cemitérios protestantes

A Associação Cemitério dos Protestantes (Acempro) realizará programação especial em cinco cemitérios da Grande São Paulo. No Cemitério do Redentor, no Sumaré, na zona oeste, a Companhia Coexistir fará uma intervenção teatral às 14h30. Já o Cemitério da Paz, no Morumbi, na zona sul, terá uma exposição e um workshop sobre orquídeas a partir das 9h. Músicos com violinos e instrumentos de sopro percorrerão os cemitérios da Acempro.