Tropas do Exército se posicionam antes do leilão de Libra no Rio

Será o primeiro leilão de uma área do pré-sal no novo regime de partilha. Orientação para a população é de evitar o local

20 OUT 2013 • POR • 16h48

Tropas do Exército já se posicionam em frente ao Hotel Windsor Barra, na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde ocorrerá o leilão do campo de Libra, na Bacia de Santos, a partir das 14h desta segunda-feira, 21. Será o primeiro leilão de uma área do pré-sal no novo regime de partilha. Orientação para a população é de evitar o local.

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi iniciada na madrugada deste domingo, 20, e vai até a meia-noite de segunda-feira. Os militares estão equipados com escudos e armados com escopetas, lança-bombas de gás lacrimogêneo e armas com balas de borracha.

Leia Também

Bolsa Família completa dez anos beneficiando 50 milhões de pessoas

Exército já ocupa frente de hotel onde ocorrerá leilão do pré-sal

Fim dos lixões até 2014 é tema da Conferência Nacional do Meio Ambiente

Óleo contaminou fundo do Lago Paranoá, diz Corpo de Bombeiros

Horário de verão começa à meia-noite

Além das tropas federais do Exército sediadas no Rio de Janeiro, a segurança terá o reforço da Marinha do Brasil, da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ). O efetivo total empregado na operação será de 1,1 mil pessoas.

Os órgãos orientam a população a evitar a região, uma vez que postos de controle permitirão acesso exclusivamente de pessoas credenciadas e de moradores que tragam consigo um comprovante de residência. A PMERJ informou que os agentes vão operar em pelo menos 15 pontos de interceptação na Barra da Tijuca.

A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio vão implantar um esquema especial de trânsito a partir de meia-noite deste domingo. A área do hotel será completamente interditada, com bloqueio na Avenida Lúcio Costa (na orla), entre as ruas John Kennedy e Deputado José da Rocha Ribas. Ônibus também terão itinerários modificados.

Cinquenta agentes de trânsito vão orientar os motoristas, que também serão avisados das mudanças por quinze painéis móveis instalados na região. As ruas John Kennedy, Deputado José da Rocha Ribas, Prudência do Amaral, Martinho de Mesquita e Embaixador Gilberto Mafra serão completamente fechadas ao tráfego.

As ruas Arquiteto Afonso Reidy, Zaco Paraná e Paranhos Antunes também serão bloqueadas, todas nos trechos que ficam entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral. Além disso, algumas partes da praia poderão ser interditadas aos banhistas.

Além da Barra da Tijuca, os batalhões locais e as unidades especializadas da Polícia Militar do Rio reforçarão a segurança em 13 pontos considerados sensíveis a eventos e manifestações relacionadas ao leilão, o que inclui prédios públicos e pontos de aglomeração. A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) do Rio não detalhou quais serão esses pontos. A Polícia Civil também terá equipes reforçadas para atender ocorrências.