EUA diz que houve acordo parcial com Afeganistão

Segundo o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, a questão da jurisdição não é um problema de imunidade. Ele declarou que os EUA irão processar qualquer malfeito das forças americanas

12 OUT 2013 • POR • 16h57

O Secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry disse que houve um entendimento parcial com o Afeganistão sobre o Acordo Bilateral de Segurança. O principal tema, porém, segue sem solução. O embate está em determinar de quem é a jurisdição sobre qualquer crime que venha a ser cometido pelas forças americanas no Afeganistão após 2014.

Kerry afirmou que, se não houver acordo sobre o tema, não será possível que as tropas americanas permaneçam no País após o término da missão liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no próximo ano. O presidente afegão, Hamid Karzai, disse que deixará a decisão para um conselho de anciãos e depois encaminhará o tema ao Parlamento.

Leia Também

Obama tem algumas preocupações referentes a proposta republicana

Pelo menos 27 morrem em novo naufrágio perto da Lampedusa

Cristina já caminha pelo quarto, segundo boletim

Mudança nos EUA não atrapalhará Brasil, diz Coutinho

Kerry viaja ao Afeganistão para negociações urgentes

Segundo Kerry, a questão da jurisdição não é um problema de imunidade. Ele declarou que os EUA irão processar qualquer malfeito das forças americanas.