Estados defendem desenvolvimento portuário unificado

Para secretários estaduais de portos, infraestrutura e correlatas o país só garantirá competitividade no setor com planejamentos alinhados

8 OUT 2013 • POR • 18h09

“A Lei 12.815 (nova Lei dos Portos) é só o começo da caminhada. A legislação entre os estados difere muito e precisa ser unificada”. A declaração é do Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, e reflete a necessidade dos estados brasileiros na busca pela eficiência portuária e de transportes. Sob esta premissa, representantes dos governos estaduais responsáveis pelo desenvolvimento do setor se reunirão em Santos, no próximos dias 22 e 23 de outubro, na 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e Correlatas (IV Fonseinp).

Pela primeira vez em São Paulo, o Fórum tem em sua pauta discussões sobre as implicações da nova legislação portuária (Lei n. 12.815/2013), bem como temas relacionados à cabotagem, Conaportos (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), CNPA (Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem) e Prepom (Programa do Ensino Profissional Marítimo Atividades Correlatas).

Leia Também

60 empresas confirmam presença no InfraPortos

Prefeitura assina acordo para gestão compartilhada do Terminal Pesqueiro

Sozinhos, investimentos privados não garantem eficiência portuária

“Precisamos ter um representante das secretarias estaduais de governo no Conaportos, discutir o aumento de calado para permitir a atracação de navios de maior porte, além de reduzir a burocracia documental, o custo da praticagem, entre outros”, explica o presidente do Fonseinp, Carlos Costa. Ele alerta também para a necessidade de redução de custos para a viabilização da cabotagem nacional. “O custo do combustível hoje para navios brasileiros corresponde a 80% do valor total da operação. Situações como esta precisam ser revistas e a marinha mercante, fortalecida. Sem ela não se tem um Brasil competitivo internacionalmente”, complementa o secretário.

Fonseinp

O fórum integra a grade da Infraportos South America, Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais, que acontece de 22 a 24 de outubro em Santos. A primeira edição foi realizada em Salvador, na Bahia. O estado é o primeiro a designar uma secretaria para a atividade portuária e pretende instalar uma nova escola de formação de oficiais de marinha mercante nos próximos anos. Os demais encontros aconteceram na capital de Santa Catarina, Florianópolis, e em 2012, em Vitória (ES). Para Costa, a integração à Infraportos South America “só nos traz mais força e oportunidades para avançamos em um diálogo comum. A expectativa é reunir um público qualificado, totalmente voltado às questões apontadas acima e que vislumbrem o crescimento portuário do país”.