MP abre inquérito contra secretário de Praia Grande

Promotora quer cópias das portarias de nomeação e exoneração de Francisco Gago desde 2000

1 OUT 2013 • POR • 00h27

A primeira promotora de Justiça de Praia Grande, Ana Maria Frigerio Molinari, abriu inquérito civil (2385/2013-4) para apurar possível irregularidade pela omissão de serviço público na área da saúde e incompatibilidade para o exercício do cargo de secretário pelo dirigente da pasta, Francisco Jaimez Gago.

A denúncia foi formulada pessoalmente pelo grupo de oposição Praia Grande em Debate, que acusa deficiência dos serviços pela falta de médicos, demora no atendimento a consultas e outros problemas. Além disso, pesa a suposta vinculação do secretário com a Fundação ABC (que administra o Hospital Irmã Dulce) possibilitando violação aos princípios que regem a administração pública — Gago teria que fiscalizar a prestação de serviços da ABC e não ter ligações com a instituição.

Leia Também

18 mil famílias fazem cadastro habitacional, em Praia Grande

Praia Grande aumentará tarifa em 2014

Praia Grande define diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico

Médicos estrangeiros são recepcionados por Alberto Mourão

Médicos estrangeiros conhecem Unidades de Saúde onde irão atuar em PG

No inquérito, Ana Maria Frigerio expediu ofício à Prefeitura solicitando, até 4 de novembro próximo, cópias das portarias de nomeação e exoneração de Francisco Gago desde 2000. Além disso, informações sobre o número de equipamentos de saúde públicos e privados do Município geridos por organizações sociais, relação nominal de médicos, carga semanal de trabalho e outras informações na área trabalhista.

Números

O MP quer mais. Número de pessoas atendidas pelas unidades hospitalares de janeiro de 2010 a agosto de 2013; número médio de pessoas atendidas por médico, por hora, em meses específicos no período que compreende janeiro de 2012 a agosto deste ano, bem como, relação de exames, de lista de espera, consultas e procedimentos cirúrgicos (com documentos e endereços dos pacientes).

Para a Fundação ABC, a promotora solicita informações sobre os cargos exercidos ou relação de emprego por Francisco Gago desde 2000, até sexta-feira, dia 4. O MP solicita que o secretário seja comunicado da abertura do inquérito pela municipalidade para que possa apresentar defesa.

Site confirma

Site da Prefeitura de Praia Grande confirma ligações de Gago com a Fundação ABC (FUABC). Conforme publicado, o secretário está em Praia Grande desde 2008, quando teve início a gestão do Hospital Municipal Irmã Dulce. Ele Foi presidente da FUABC entre 2006 e 2007 e vice da instituição até hoje.

A fundação administra o Complexo de Saúde Irmã Dulce, que inclui o hospital municipal de Praia Grande e o Pronto-Socorro Central, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em 2012, no bairro do Samambaia.

Prefeitura

A Controladoria Geral do Município (CGM) de Praia Grande, por intermédio da Assessoria de Imprensa, informou ontem que em relação ao inquérito civil mencionado, a Administração iniciou a coleta das informações solicitadas, que envolvem diversos aspectos da prestação de serviços de saúde de 2010 até hoje.

Ante o volume e a complexidade de informações solicitadas, o próprio órgão ministerial concedeu o prazo de 60 dias para o atendimento da requisição formulada, fato que por si só demonstra a impossibilidade fazer qualquer comentário sobre o assunto.