Cubatão oferece passeios gratuitos por trilhas no Parque da Serra do Mar

Semana da Mata Atlântica integra os municípios da região metropolitana até o próximo dia 22, sempre das 9 às 17 horas, no Novo Anilinas

18 SET 2013 • POR • 12h30

Quem deseja escapar da selva urbana por algumas horas, deixando para trás os constantes congestionamentos, pode explorar trilhas ao longo de rios e ser recompensado por um banho refrescante em piscinas naturais. Não é preciso preparo físico ou encarar uma aventura de risco. Basta entrar em contato com o Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual da Serra Mar para agendar uma visita monitorada, sem qualquer custo. Há percursos específicos para cada nível de esforço físico.

A informação foi divulgada pelo gestor do núcleo, Luis Fernando da Cunha, durante a abertura da 1ª Semana da Mata Atlântica da Região Metropolitana da Baixada Santista, na tarde desta terça-feira (17). Até o próximo dia 22, sempre das 9 às 17 horas, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), o público poderá conferir ações de conservação e sustentabilidade desenvolvidas pelas prefeituras da região, empresas e instituições. A programação inclui exposições, palestras, minicursos, oficinas e dinâmicas.

Leia Também

Via Rápida Emprego tem 11 mil vagas para cursos com início em outubro

Casqueiro tem 376 buracos nas ruas, aponta mapeamento

Drogaria São Paulo permanecerá aberta 24 horas em Cubatão

Técnicos do BNDES vistoriam obras do CVT

Usuária enfrenta atrasos de 2 horas com linha 919, em Cubatão

"Este evento ajuda a promover a integração entre os municípios", comentou Cunha. "Aqui o público pode conferir as práticas sustentáveis que cada cidade ou empresa está realizando". O evento, itinerante, a cada ano será realizando em uma das nove cidades da região metropolitana. "Dessa forma, dentro de 9 anos estará de volta a Cubatão". Ele informou ainda que os passeios monitorados ocorrem de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados as 8 às 12 horas.

Turismo

A secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, Ana Maria Rodrigues de Oliveira, destacou que 60% da área da cidade faz parte de núcleos de conservação ambiental. "Temos uma muralha verde abraçando a cidade, além de rios e cachoeiras. Por isso, queremos que Cubatão seja reconhecida como estância turística. Somos um exemplo de preservação".

Ana Maria informou que dentro de seis meses Cubatão deve contar com um plano municipal de preservação da Mata Atlântica. "Um grupo de trabalho está empenhado na elaboração. Cada município da região deverá contar com seu plano, de forma a assegurar a preservação da mata".

Também compareceram à solenidade, representando a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Francisco Gomes da Costa Neto; e pelo Santos e Região Convention and Visitors Bureau, Alexandre Nunes Afonso.

Itutinga-Pilões

Criado em 1977, o Parque Estadual Serra do Mar é a maior Unidade de Conservação do Estado. Foi passagem dos portugueses desde o Descobrimento, sendo o principal acesso do Litoral ao Planalto, com a construção de rodovias e instalação do Polo Industrial de Cubatão.

O Núcleo Itutinga-Pilões, sede local do Parque, possui grande riqueza ecológica, com espécies endêmicas e importância histórica e cultural devido aos monumentos, ruínas e do uso da região desde a época da colonização, com trilhas interpretativas e históricas. O núcleo fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº,  Água Fria, em Cubatão.