CAMINHÕES

Túnel Santos-Guarujá reduzirá poluição em 53%

Novo acesso diminuirá percurso dos veículos de carga entre as margens do Porto, o que cortará as emissões de dióxido de carbono, um dos gases causadores das mudanças climáticas

3 MAR 2024 • POR Nilson Regalado • 07h30
A definição das competências da União e do Estado no projeto aconteceu na última quarta-feira, durante reunião entre técnicos das duas esferas de governo - Divulgação

A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) será responsável pela condução do processo de licenciamento ambiental do Túnel Santos-Guarujá. A definição das competências da União e do Estado no projeto aconteceu na última quarta-feira, durante reunião entre técnicos das duas esferas de governo. O encontro aconteceu em Brasília. O túnel permitirá o acesso mais rápido de caminhões aos terminais portuários localizados nas duas margens do Porto, reduzindo os deslocamentos pelo viário das duas cidades e pelas rodovias Anchieta e Domênico Rangoni. Com isso, a projeção é de uma redução de até 53% na emissão veicular de dióxido de carbono.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Acordo de Cooperação Técnica para construção do Túnel Santos-Guarujá é assinado

Túnel submerso entre Santos e Guarujá começa a ser construído em 2025

De olho na obra de túnel, Lula anunciará investimentos na Perimetral e no Valongo

Diariamente, o túnel deverá beneficiar cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e de balsas e a expectativa é de uma redução de até 70% da demanda nas travessias entre a Ponta da Praia, em Santos, e o Santa Rosa, no Guarujá.

Anunciado do dia 2 de fevereiro, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Porto de Santos, o projeto será conduzido em parceria pelos governos de São Paulo e Federal. O evento contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas, de ministros e de deputados. 

A obra será executada no modelo de parceria público-privada e com investimentos estimado em R$ 5,9 bilhões. Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento, o projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões, divididos entre a União e São Paulo, além da participação da iniciativa privada.

O projeto prevê a ligação seca entre as duas cidades, com extensão total de 1,5 quilômetro, por meio de um túnel imerso, de 870 metros.

OUTEIRINHOS AO ITAPEMA.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá. O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestre e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VTL – Veículo Leve sobre Trilhos.

A reunião contou com a presença de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos. Representando o Estado, estiveram presentes a Cetesb, a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos, a Agência de Transporte do Estado (Artesp) e a Companhia Paulista de Parcerias. 

Thomaz Toledo, diretor-presidente da Cetesb, ressaltou a importância do projeto para a Região Metropolitana da Baixada Santista: “O túnel impulsionará a economia da região. Uma obra de vanguarda”.

Durante a visita do presidente Lula ao Porto, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, afirmou que a primeira audiência pública para tratar do projeto poderia ser realizada já neste mês de março.