Processo seletivo para residência médica em Praia Grande acontece neste domingo (14)

Prova será realizada na EM Orestes Quércia, no Bairro Mirim

12 JAN 2024 • POR Da Reportagem • 22h27
Quem for aprovado para o programa estará realizando especialização na rede municipal de saúde - Jairo Marques/PMPG

Quem se inscreveu para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, em Praia Grande, realizará a prova do processo seletivo no próximo domingo (14), às 9 horas, na EM Orestes Quércia, no Bairro Mirim. No total, 114 profissionais se inscreveram, um número recorde em comparação aos processos abertos anteriores, uma relação de 4 inscritos por vaga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quem for aprovado para o programa estará realizando especialização na rede municipal de saúde. Estão disponíveis 30 vagas de R1 (sendo duas vagas reservas para retorno de Forças Armadas). E a residência deverá ser iniciada em março de 2024.

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é um curso de pós-graduação com duração de dois anos e podem se candidatar aqueles que concluíram a graduação plena realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), entre outros requisitos expostos no edital.

Residência – Praia Grande se destaca na formação médica graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 170 profissionais. São 78 médicos, 37 dentistas, 36 enfermeiros, 13 fisioterapeutas e 9 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.

Atenção Primária – A rede de Atenção Primária de Praia Grande é referência SUS não só na Baixada Santista como em todo o Estado. Com 30 Unidades de Saúde da Família (Uafas) e mais de 100 equipes, o Município possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF), um feito alcançado por poucas cidades com o porte como a praia-grandense. E os investimentos prosseguem, com a previsão de outras quatro unidades.

Todas as Usafas contam com equipe multiprofissional, especializada em Saúde da Família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal. A atuação dos profissionais é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território. Isso permite solucionar os casos e direcionar aqueles mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade.

É na Usafa onde o cidadão inicia seu atendimento na rede municipal. A unidade oferece uma infinidade de serviços, tais como: atendimento médico, de enfermagem, pré-natal e puerpério, puericultura, odontologia, hiperdia, planejamento familiar, visita domiciliar de pacientes acamados, coleta de exame ginecológico (preventivo), coleta de exames laboratoriais, trabalhos de grupo, palestras sobre educação em saúde nas salas de espera, vacinação, curativo, teste de gravidez, farmácia.

Leia Também

Hospital lança concurso de Residência Médica

Inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional 2024 vão até quinta (16) em PG

Programa de Residência Multiprofissional 2024 abre inscrição para processo seletivo em PG