ESTATÍSTICAS

Procon apura inflação de 13,02% na Ceia de Natal dos paulistas

Na Capital, foram comparados os preços de 67 itens de diferentes marcas, entre azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones

23 DEZ 2023 • POR Nilson Regalado • 12h18
Na Baixada Santista, foram comparados os valores de 60 itens, em cinco supermercados e atacarejos de Santos e outros cinco de São Vicente - Divulgação

O Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Fundação Procon-SP apurou uma inflação de 13,02% nos itens da Ceia de Natal, na comparação com a pesquisa realizada em dezembro de 2022. A principal variação encontrada foi no valor da farofa pronta, com oscilação de 137,8% de um supermercado para outro. Na farofa de milho, essa diferença superou 151%.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Ceia de Natal deve ter mais carne, mas preocupação com bolso segue

Sabores variados da torta de banoffee são opções deliciosas para sobremesa na ceia de Natal

Saiba como preparar uma Ceia de Natal exclusiva para seu pet

A pesquisa foi realizada no final de novembro e início de dezembro, com pequenas variações nas datas de acordo com a região do Estado. O grande vilão da Ceia de Natal deste ano deve ser o azeite de oliva, cuja produção sofreu forte queda com o clima adverso em importantes países produtores, como Espanha, Grécia e norte da África.

Na Capital, foram comparados os preços de 67 itens de diferentes marcas, entre azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones. Na Baixada Santista, foram comparados os valores de 60 itens, em cinco supermercados e atacarejos de Santos e outros cinco de São Vicente.

O Procon-SP, no entanto, faz a ressalta de que as variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada. Ou seja, os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

A Fundação Procon recomenda que o consumidor planeje o cardápio da ceia que irá servir, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo. Isso ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.

Caso a compra seja online, é importante ler todas as características dos produtos. Antes de efetuar a compra, consulte no site da Fundação Procon-SP a lista de sites não confiáveis.

O Procon-SP orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e prazo de entrega.