NOVO MÉTODO

Sem o Santos: Veja os classificados para a Copa do Brasil 2024

Com o Peixe de fora, saiba quais são as equipes classificadas para a copa com a maior premiação do País

12 DEZ 2023 • POR Leonardo Sandre/Assistente de redação* • 18h50
Troféu da Copa do Brasil - Robson Mafra/Agif/Folhapress

A principal copa do País, e também a competição que rende mais dinheiro no futebol nacional, a tradicional Copa do Brasil teve seu modelo de classificação alterado para as edições a partir de 2024. Muitos fãs de futebol se mostraram confusos com as chances de sua equipe do coração acabar de fora do torneio, e o Diário explica como funciona o novo método adotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Veja abaixo as equipes que disputarão o torneio no ano que vem.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os paulistas garantidos

Em São Paulo, por exemplo, dos quatro grandes, o Palmeiras já garantiu sua presença na edição de 2024 via Paulistão. Ao se consagrar campeão brasileiro, o Verdão abriu mais uma vaga para o Estado. O futebol paulista, neste novo formato, garante cinco times na Copa do Brasil de 2024 via Paulistão. Neste ano foram: Palmeiras, Bragantino, Ituano e Água Santa (os quatro semifinalistas) e o São Bernardo (quinta melhor campanha). 

Como Palmeiras e Bragantino acabaram o Brasileirão no G-6, abriram mais duas vagas para times via Campeonato Paulista. Corinthians (7º colocado do estadual) e Botafogo-SP (8º colocado estadual) herdaram as vagas. São Paulo, campeão da Copa do Brasil, e Portuguesa Santista, campeã da Copa Paulista, também conquistaram as vagas. A Briosa poderia escolher entre disputar a Série D ou a copa nacional, e optou pela segunda opção.

Mas, e o Santos?

O Santos, eliminado na fase de grupos do Paulistão e rebaixado no Campeonato Brasileiro, ficará de fora da competição. No ano que vem, o Peixe disputará apenas o estadual e a segunda divisão nacional.

Os classificados do Estado de São Paulo são:

Palmeiras (campeão estadual e campeão brasileiro) Água Santa (vice-campeão estadual) Red Bull Bragantino (3° colocado estadual e G-6 do Brasileiro) Ituano (4° colocado estadual) São Bernardo (campeão da Taça Independência) Portuguesa Santista (campeã da Copa Paulista) São Paulo (campeão da Copa do Brasil) Corinthians (7º colocado do estadual) Botafogo-SP (8º colocado estadual)

Região Sudeste

Os classificados para a Copa do Brasil no Rio de Janeiro

Fluminense (campeão estadual e campeão da Libertadores) Flamengo (vice-campeão estadual e G-6 do Brasileirão) Vasco (3° colocado estadual) Volta Redonda (4° colocado estadual) Botafogo (campeão da Taça Rio e G-6 do Brasileirão) Olaria (vice-campeão da Copa Rio) Audax Rio (vice-campeão da Taça Rio) Nova Iguaçu (semifinalista da Taça Rio) Portuguesa (semifinalista da Taça Rio)

Minas Gerais

Atlético-MG (campeão estadual e G-6 do Brasileirão) América (vice-campeão estadual) Athletic (3° colocado estadual) Cruzeiro (4° colocado estadual) Tombense (campeão do Troféu Inconfidência) Villa Nova (vice-campeão do Troféu Inconfidência)

Espírito Santo

Real Noroeste (campeão estadual) Nova Venécia (vice-campeão estadual)

Região Sul

Os classificados para a Copa do Brasil no Paraná

Athletico (campeão estadual) FC Cascavel (vice-campeão estadual) Operário (3° colocado estadual) Maringá (4° colocado estadual) Coritiba (5° colocado estadual) Cianorte-PR (6º colocado estadual)

Rio Grande do Sul

Grêmio (campeão estadual e G-6 do Brasileirão) Caxias (vice-campeão estadual) Internacional (3° colocado estadual) Ypiranga (4° colocado estadual) Juventude (5º colocado estadual) São Luiz (campeão da Copa FGF)

Santa Catarina

Criciúma (campeão estadual) Brusque (vice-campeão estadual) Marcílio Dias (campeão da Copa Santa Catarina)

Região Centro-Oeste

Os classificados para a Copa do Brasil no Goiás

Atlético-GO (campeão estadual) Goiás (campeão da Copa Verde) Aparecidense (3ª colocada estadual) Anápolis (4° colocado estadual)

Mato Grosso

Cuiabá (campeão estadual) União Rondonópolis (vice-campeão estadual) Operário VG (vice-campeão da Copa FMF)

Mato Grosso do Sul

Costa Rica (campeão estadual) Operário (vice-campeão estadual)

Região Norte

Os classificados para a Copa do Brasil no Acre:

Rio Branco (campeão estadual) Humaitá (vice-campeão estadual)

Amapá

Trem (campeão estadual) Independente (vice-campeão estadual)

Amazonas

Amazonas (campeão estadual) Manauara (vice-campeão estadual)

Pará

Águia de Marabá (campeão estadual) Remo (vice-campeão estadual) Paysandu (3° colocado estadual)

Rondônia

Porto Velho (campeão estadual) Ji-Paraná (vice-campeão estadual)

Roraima

São Raimundo (campeão estadual) GAS (vice-campeão estadual)

Tocantins

Tocantinópolis (campeão estadual) Capital (vice-campeão estadual)

Região Nordeste

Os classificados para a Copa do Brasil no Alagoas:

CRB (campeão estadual) ASA (vice-campeão estadual) Murici (vencedor da seletiva estadual)

Bahia

Bahia (campeão estadual) Jacuipense (vice-campeão estadual) Itabuna (3° colocado estadual) Vitória (campeão da Série B do Brasileirão)

Ceará

Fortaleza (campeão estadual) Ceará (campeão da Copa do Nordeste) Iguatu (3° colocado estadual) Ferroviário (vice-campeão da Copa Fares Lopes)

Maranhão

Maranhão (campeão estadual) Moto Club (vice-campeão estadual) Sampaio Corrêa (3° colocado estadual)

Paraíba

Treze (campeão estadual) Sousa (vice-campeão estadual)

Pernambuco

Sport (campeão estadual) Retrô (vice-campeão estadual) Petrolina (3° colocado estadual)

Piauí

River (campeão estadual) Fluminense (vice-campeão estadual)

Sergipe

Itabaiana (campeão estadual) Confiança (vice-campeão estadual)

Entenda o regulamento do Campeonato Carioca 2023 clicando aqui.

Qual foi a mudança?

Não haverá mais vagas para os 10 primeiros colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF, como vinha sendo feito há alguns anos. Com essa antiga regra, os grandes nacionais asseguravam sua presença no torneio, já que caso algum time do top-10 já garantisse a vaga por outro meio, a vaga iria para o próximo colocado no ranking.

A entidade máxima do futebol brasileiro passará a utilizar a partir de 2024 o Ranking Nacional de Federações para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.

São Paulo e Rio de Janeiro, os dois melhores colocados no Ranking Nacional de Federações, terão direito a seis vagas cada um, devendo sair das competições estaduais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, a cinco cada; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três cada; enquanto os demais estados a somente duas.

A Copa do Brasil de 2024 seguirá assegurando 12 vagas além das via estaduais para os clubes classificados para a Conmebol Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro. Estas equipes permanecerão ingressando na competição somente na terceira fase.

*Assistente de redação, sob supervisão