Santos terá primeiro abrigo familiar para pessoas em situação de rua da Região

Atualmente, o público masculino que se encontra em situação de rua é encaminhado para um abrigo, e o feminino para outro setor

12 DEZ 2023 • POR Da Reportagem • 21h00
Prefeitura adquiriu dois imóveis no Centro Histórico - Francisco Arrais/PMS

Santos deu um importante passo para a criação do primeiro abrigo familiar voltado às pessoas em situação de rua. O prefeito Rogério Santos assinou, na manhã desta terça-feira (12), a escritura de compra de dois imóveis, nos números 245 e 249 da Rua General Câmara, no Centro Histórico, para construção desta unidade. Inédito na Baixada Santista, o espaço vai abrigar 30 pessoas. Atualmente, o público masculino que se encontra em situação de rua é encaminhado para um abrigo, e o feminino para outro setor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Governo destina R$ 1 bilhão para ações à população em situação de rua

Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022

Governo de SP oferece cursos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade

“Acabamos de comprar dois imóveis que vão ajudar muito na área da proteção social, principalmente para pessoas em situação de rua. É um projeto inovador, tanto para Santos como para a Baixada Santista”, destacou o prefeito Rogério Santos.

Ele explicou que foi identificada a necessidade de acolher as famílias que estão nas ruas e não aceitam a separação, quando há oferta de encaminhamento para um abrigo municipal. “Santos está inovando para resolver um grave problema social”, completa o prefeito. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, afirma que a licitação para a construção da unidade, envolvendo os projetos arquitetônico e executivo, deve ficar pronta no primeiro semestre de 2024. “Já temos nosso abrigo emergencial que era usado no inverno e que se tornou permanente. No mesmo terreno, agora vamos construir um abrigo familiar. Este é um meio de transformar essas vidas, mas de um modo acolhedor”, disse, agradecendo ao prefeito por ouvir as equipes da Seds. 

‘ACOLHER, APOIAR E TRANSFORMAR’

A Prefeitura de Santos iniciou em dezembro um conjunto de ações e investimentos para ampliar o atendimento voltado para pessoas em situação de rua vindas de outras cidades. O plano ‘Acolher, Apoiar e Transformar’ foi lançado pelo prefeito Rogério Santos, com novidades como a ampliação do quadro de profissionais e da frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), visando aumentar a abordagem social e o encaminhamento das pessoas em situação de rua para abrigos e outros serviços, como o recâmbio qualificado (retorno à cidade de origem).