Moscou vai às urnas em eleição crucial para o Kremlin

Embora a vitória do candidato apoiado por Putin seja esperada, a candidatura do carismático líder opositor Alexei Navalny levou milhares de voluntários a fazer campanha

8 SET 2013 • POR • 11h06

Moscou realiza neste domingo sua primeira eleição para a prefeitura em uma década, em uma disputa crucial que está inflamando a pequena oposição de modo a se mostrar uma ameaça ao Kremlin nos dias e anos vindouros.

Embora a vitória do candidato apoiado pelo presidente Vladimir Putin seja esperada, a candidatura do carismático líder opositor Alexei Navalny levou milhares de voluntários a fazer campanha, pessoas que não tinham se engajado em uma disputa antes.

Se Navalny obtiver mais de 20% dos votos ou se chegar perto disso para forçar Sergei Sobyanin em um segundo turno, isso poderia dar peso à oposição em seus esforços para um dia tirar Putin do poder.

Leia Também

Merkel mantém preferência entre eleitores alemães

Pinto Molina é retirado de Brasília para evitar politização do caso

Dilma participa de cúpula da Unasul e se reúne com Morales

Presidente do Equador defenderá criação de centro de arbitragem na Unasul

Farc e governo começarão a discutir o tráfico de drogas

Além disso, uma votação vista como suspeita pode desencadear protestos, assim como relatos de fraude generalizada na eleição parlamentar nacional em 2011 levaram a manifestações sem precedentes contra o governo de Putin.