Professora de Guarujá utiliza natureza como principal aliada em sala de aula

Há 22 anos lecionando na rede municipal de ensino, Andrea Góes vem ampliando a inclusão social de Pessoas com Deficiência (PCDs)

15 OUT 2023 • POR Da Reportagem • 14h00
Responsável por uma turma de 23 crianças da Educação Infantil, com idade entre 4 e 5 anos, foi no início deste ano letivo que a professora resolveu intensificar a exploração do meio ambiente - Prefeitura de PG/Divulgação

No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura de Guarujá homenageia a educadora Andrea Góes, servidora municipal há 22 anos. Atualmente trabalhando na Escola Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, no Jardim Conceiçãozinha, Andrea tem a natureza como aliada em sala de aula. A iniciativa foi inspirada a partir da chegada de cinco alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ganhou destaque no evento da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep).

Responsável por uma turma de 23 crianças da Educação Infantil, com idade entre 4 e 5 anos, foi no início deste ano letivo que a professora resolveu intensificar a exploração do meio ambiente. Isso porque com a chegada dos alunos com TEA, ampliar a inclusão social passou a ser uma prioridade ainda maior.

Pelo menos três vezes por semana os pequenos visitam um ‘Cantinho da Natureza’. O espaço é um jardim da unidade que abriga plantas e árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. Lá, existe a liberdade de conhecer cada ponto e participar de atividades do brincar livre com elementos como a água, o ar e a terra.

A iniciativa tem dado tão certo que a comunidade escolar já vê de perto a evolução no desenvolvimento das crianças, especialmente aquelas que possuem TEA. O resultado são comportamentos mais tranquilos e melhor socialização, por exemplo.

A educadora afirma que o sentimento de realização e alegria pelo crescimento dos alunos é constante. “Sempre que entramos na sala de aula, trabalhamos com base no respeito, amor e a troca de experiências. Com isso, temos a oportunidade de acompanhar o seu desenvolvimento saudável, além dos exemplos que eles passam a dar com base no que vêem aqui”, destaca.

Com apenas 5 anos de idade, a garotinha Valentina Sales, uma de suas alunas, enumera diversos aprendizados. “A lagarta vira uma borboleta colorida e com os galhos podemos contar até 10. É muito legal aprender com os meus amigos”, diz a pequena.

Destaque 

Denominado “Recriar espaços e ambientes: Potencializando a natureza do brincar no cotidiano das infâncias”, em agosto deste ano o projeto ganhou destaque no evento da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep). A professora Andrea Góes apresentou o método de Guarujá em Praia Grande, cidade escolhida como sede para receber representantes de toda a Baixada Santista.

Uma das premissas do projeto também é o ‘Cinco Básicos’, um conjunto de princípios baseados em evidências científicas que a escola e a família podem incluir na rotina para apoiar o desenvolvimento integral das crianças. Nesta ordem, são eles: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e da brincadeira; ler e discutir histórias.