Museu da Cidade discute a cultura afro-brasileira em Praia Grande

O encontro faz parte da 7ª Primavera dos Museus, uma ação conjunta das instituições museológicas do País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

3 SET 2013 • POR • 18h04

O Museu da Cidade, em Praia Grande, realizará uma roda de conversas com o tema “Museus, memórias e cultura afro-brasileira na cidade de Praia Grande” no dia 26 de setembro, das 15 às 17 horas. O encontro faz parte da 7ª Primavera dos Museus, uma ação conjunta das instituições museológicas do País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O Museu da Cidade faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Segundo a coordenadora do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima, o museu tem como objetivo difundir a memória e a história de Praia Grande, estimulando a preservação de sua cultura material e imaterial. “O trabalho é realizado por meio de ações integradas com o cidadão, como esta roda de conversas”. Márcia de Lima explicou ainda que as ações desenvolvidas fazem parte de um processo de identificação e estudo dos referenciais sobre o território e os modos de vida da população. “Além disso, a missão é também a convivência social da coletividade no aspecto histórico e na democratização da cultura”, explicou.

Leia Também

Praia Grande recebe "A Turma do Chaves" neste sábado

“Turma do Chaves” se apresenta em Praia Grande

Teatro de Praia Grande recebe Angry Birds Mania

Praia Grande realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

Praia Grande tem diversas opções teatrais no mês de agosto

A programação terá início com a roda de conversas, a partir das 15 horas, com o intuito de discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura afro–brasileira, e, na sequência, terá a abertura da mostra fotográfica “Democratização da Cultura”, que conta com 12 imagens de ações desenvolvidas durante a “Semana da Consciência Negra de 2009”, realizada na Cidade. “A exposição é um registro do evento que envolveu todo o Complexo Cultural Palácio das Artes e que buscou discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura africana”, explicou Márcia de Lima. A mostra segue aberta à visitação até 26 de outubro.