OPORTUNIDADE

Curso pioneiro de pilotagem de drone da Baixada Santista vai além apenas de levantar voo

Profissão do presente e não do futuro, a formação é um grande diferencial para quem deseja trabalhar com veículos aéreos

23 AGO 2023 • POR Da Reportagem • 11h00
Os últimos dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) apontam que o número de drones ultrapassa 100 mil aeronaves - Santos Drone - Imagens Aéreas

Gabriel Ribeiro, fundador da Santos Drone - Imagens Aéreas, se tornou o primeiro instrutor no primeiro curso de pilotagem de drones da Baixada Santista. "O objetivo é ensinar os alunos a pilotarem drones, tanto para se divertirem como para trabalharem, por exemplo".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Santos usará drone para monitorar trânsito a partir desta segunda-feira

Imagens de drone mostram entardecer espetacular em Santos e SV; veja vídeo

iFood prepara expansão de delivery com drone no Brasil após aval da Anac

"O público alvo do curso são pessoas que querem se inserir nesse mercado ou empresas que queiram capacitar os funcionários para que aprendam a pilotar de forma segura e responsável, sem colocar em risco o equipamento e as pessoas. Existe muita demanda".

Os últimos dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) apontam que o número de drones ultrapassa 100 mil aeronaves - os dados estão disponíveis no Sitema de aeronaves não tripuladas (Sisant). A estimativa é que existam três vezes mais drones não cadastrados voando no espaço aéreo brasileiro.

CURSO.
A pilotagem de drones vai muito além de levantar voo. Entre os principais tópicos do curso, estão conhecimentos dos componentes que compõe o drone, teoria de voo e aerodinâmica, aplicabilidade, softwares e configurações de câmera e um fator muito importante: legislação vigente no Brasil para o uso dos drones. 

Além de bagagem teórica, o aluno tem a oportunidade de se capacitar e operar o equipamento de forma segura e responsável, evitando acidentes e se preparando para gerenciar situações de risco e emergência. Os participantes ainda obtêm conhecimento sobre o mercado de trabalho e a versatilidade do equipamento, além de passar pelos principais setores para uso dos drones como o agro, a industrial, construção civil, mineração, setor portuário, produção audiovisual etc.

"O aluno passa o dia todo com a equipe de instrutores. Na parte da manhã tem a aula teórica e as leis. Na parte da tarde, tem aula prática e o aluno tem contato com o drone pra aprender as principais técnicas de voo, destravando o medo e ganhando confiança para o voo perfeito", afirma Gabriel Ribeiro que finaliza dizendo que,  ao final do curso, os alunos recebem certificados de conclusão impressos.

EQUIPAMENTO.
Não, não é preciso ter um drone para participar do curso. É possível usar os equipamentos da Santos Drone. Sobre o investimento, Gabriel Ribeiro diz que "os preços variam de R$ 397,00 a R$ 3.000,00. Depende muito do que a pessoa está buscando. Temos cursos básicos, cursos online com aula ao vivo, mentorias individuais e cursos in company para equipes e empresas.