Espetáculo em Santos orienta estudantes sobre assédio e violência sexual

Apresentação deu dicas e promoveu participação dos alunos

19 MAI 2023 • POR Da Reportagem • 13h45
Esta iniciativa contempla os itens 3 e 16 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU - Divulgação/PMS

O 18 de maio é o Dia Municipal da Luta contra a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, alunos das escolas municipais Mário Alcântara e Colégio Santista assistiram ao espetáculo ‘Brincando também se aprende’, no Teatro Guarany (Centro Histórico).

De forma didática e interativa, a peça alerta o público sobre os sinais que podem indicar se uma criança ou adolescente está sofrendo algum tipo de assédio ou violência. Também mostra como procurar ajuda.

Leia Também

Luta antimanicomial ocupa Praça Mauá, em Santos

A apresentação foi comandada pela contadora de histórias Camila Genaro, a sexóloga e educadora Christiane Andrea e o influencer Kinho Font, que se fantasiaram para passar diversos casos que acontecem na vida real e mostrar a quem se pode recorrer.

Presente no teatro, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, destacou o tipo de abordagem direcionado ao público infantil.

“É importante falar com a sociedade sobre esse assunto e fazer uma abordagem diferenciada para a criança, porque essa orientação tem que ser passada desde cedo. O importante é que a informação chegue e elas consigam, se necessário, se proteger e buscar ajuda”.

O evento tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil (Ceviss).

Durante este mês, a Prefeitura promove diversas atividades inseridas no âmbito do Maio Laranja, de combate à exploração e abuso sexual infantil.

Esta iniciativa contempla os itens 3 e 16 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e bem-estar, e Paz, Justiça e instituições eficazes, respectivamente.