Equipe do SAMU de Praia Grande realiza parto de bebê na ambulância

Atendimento ocorreu no caminho para o Hospital Municipal Irmã Dulce

24 JAN 2023 • POR Da Reportagem • 15h30
A enfermeira Adriana Oliveira e o condutor, Adriano Carvalho, foram os heróis que trouxeram à vida o mais novo praia-grandense - Divulgação/Prefeitura de Praia Granda

“Eles são anjos na vida do meu filho. Devo a vida dele a esses profissionais incríveis. Jamais esquecerei do que fizeram por nós”. A forte e emocionante declaração é de Carolina da Silva Rocha, de 24 anos, que deu à luz ao pequeno Abrahão em um parto realizado pela equipe do SAMU de Praia Grande na própria ambulância. A médica, Cristiane Gonçalves, a enfermeira Adriana Oliveira, e o condutor, Adriano Carvalho, foram os heróis que trouxeram à vida o mais novo praia-grandense.

Mas até o final feliz, a equipe do SAMU e os pais do Abrahão viveram momentos de muita tensão, expectativa e, enfim, alegria. Tudo começou quando a unidade móvel atendeu a ocorrência no Bairro Anhanguera para efetuar o transporte de Caroline para o Hospital Irmã Dulce. No meio do trajeto, já na Via Expressa Sul, o quadro gestacional evoluiu rapidamente. Os profissionais avaliaram a situação e definiram que seria necessário realizar o procedimento no próprio veículo. O parto iniciou com a ambulância ainda em movimento.

Leia Também

Obra ampliará vazão de água de chuva no bairro Vila Sônia em Praia Grande

Agentes municipais localizam pais de criança perdida em Praia Grande

“Foi tudo muito rápido. Somos capacitados para efetuar os atendimentos com o máximo de agilidade possível. É algo que já faz parte do nosso dia a dia. Assim que encontrei um espaço, consegui estacionar a ambulância para que tudo transcorresse com mais segurança”, explicou o condutor, Adriano Carvalho.

A unidade móvel do Samu é equipada e conta com modernos materiais. O fato é determinante para que os socorristas possam efetuar com sucesso procedimentos como o parto do Abrahão. “Foi um momento muito emocionante e especial. Jamais esquecerei o momento em que o bebê foi para os braços da mãe e do pai”, disse a enfermeira, Adriana Oliveira.

A médica do Samu, Cristine Gonçalves, trabalha no serviço móvel de Urgência e Emergência de Praia Grande desde sua implantação. Ao longo de todos esses anos já vivenciou diversas experiências. Apesar disso, também guardará com carinho a agitada e turbulenta chegada do Abrahão ao mundo.

“Ele é lindo. No nosso dia a dia lidamos com vários atendimentos. Quando ocorre um fato como esse, em que um bebê nasce dentro da ambulância, que demandou o esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos, é algo que precisamos festejar”, afirmou a médica.

O pai do pequeno Abrahão, Edson de Sá e Silva, não poupou elogios aos três profissionais e o atendimento prestado pelo Samu. Emocionado, fazia questão de agradecer a todo momento pela atuação exitosa dos socorristas. “Vocês fizeram a diferença na vida da nossa família. Quando o Abrahão for mais velho, vamos contar essa história para ele, sempre com um capítulo especial para esses três anjos do Samu”, declarou o pai, com seu filho no colo.