Viaduto da Ayrton Senna é inaugurado em Praia Grande

De acordo com a prefeitura da cidade, foram investidos R$ 17,5 milhões na obra.

20 DEZ 2012 • POR • 15h38

Praia Grande ganhou, nesta quinta-feira (20), mais um equipamento com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança no trânsito da Cidade, com a inauguração do Viaduto Álvaro dos Santos, construído na Avenida Ayrton Senna da Silva, dentro do projeto de remodelação da avenida. “Estou muito feliz. É mais um compromisso de campanha que cumprimos. Quero agradecer, em especial, à população pela paciência. Como toda obra de vulto, a do viaduto, nestes cerca de 10 meses de trabalho, causou alguns problemas no trânsito. Tenho certeza que os benefícios compensarão”, disse o prefeito Roberto Francisco dos Santos, durante a solenidade.A administração municipal investiu R$ 17,5 milhões na execução do projeto.

Com 300 metros de extensão e cerca de 4 metros de altura, a obra conta com passagens inferiores e retornos, no estilo mão inglesa. Os pedestres ganharam corredor exclusivo, que permitirá acesso direto à área do shopping e adjacências. O canteiro central da Avenida Ayrton Senna da Silva foi diminuído, permitindo a criação de três faixas no sentido Praia Grande-São Vicente e outras três no sentido contrário.

O evento teve a participação de cerca de 300 pessoas, entre autoridades públicas, empresários e população em geral. Falando em nome do Grupo Peralta, o proprietário do Litoral PlazaShopping, Júlio Peralta ressaltou a parceria com a Prefeitura. “Nestes 14 anos de existência do shopping e até mesmo antes de sua construção, a Prefeitura sempre foi nossa parceira. E continua até hoje. A Baixada vem crescendo muito e Praia Grande, em especial, tem se desenvolvido de forma ímpar. A Cidade pode contar sempre com esta parceria. Estamos trabalhando para que junto com o desenvolvimento econômico venha também o social, com a geração de renda e empregos”.

O vice-presidente da Câmara, Esmeraldo Vicente dos Santos, ressaltou o crescimento da Cidade e as ações da Administração Municipal para realizar obras e serviços para atender à demanda crescente. “Para nossa Cidade, não tem sido fácil. O orçamento praticamente é baseado no IPTU. No entanto, unidos, Prefeitura e Câmara têm buscado alternativas e priorizado recursos. Com isso, têm, na medida do possível, melhorado a qualidade de vida da população e criado mecanismos para continuar a desenvolver a Cidade”.

O secretário de Obras Públicas e Habitação, Luiz Fernando Lopes, disse estar orgulhoso ao ver a obra entregue. “Com a liberação de todas as pistas, tiramos três cruzamentos semaforizados existentes antes da obra, melhorando o fluxo do trânsito. Mas o mais importante é que pedestres e ciclistas também ganharam acessos com mais qualidade e segurança. Isso elimina a ocorrência de acidentes, alguns fatais, que aconteciam no trecho”, ressaltou o secretário de Obras Públicas e Habitação, Luiz Fernando Lopes.

Histórico

A execução do projeto começou em junho de 2011, com a demolição do antigo portal de entrada da Cidade, serviço realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesurb). O portal foi cortado em fatias, sem causar sujeira ou problemas que afetassem o trânsito. Um guindaste içou os pedaços. Após este procedimento, os profissionais transportaram o material para local apropriado. Na sequência, foram concluídas as duas faixas marginais da Avenida Ayrton Senna.

Ainda em 2011, foi construída uma alça de acesso para os motoristas que trafegam pela Avenida Marechal Mallet e querem seguir para a Via Expressa Sul. Com a conclusão do acesso, os veículos entram diretamente na pista, sem a necessidade de acessar a Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, passar sob o primeiro viaduto e seguir pela Ministro Marcos Freire até o acesso, como ocorria antigamente.

Em fevereiro de 2012, a Prefeitura e a Sabesp finalizaram o remanejamento da nova rede de abastecimento localizada na via. Foram remanejadas duas adutoras de água tratada (700 e 300 mm de diâmetro). Cerca de 100 profissionais participaram da ação, além de máquinas de grande porte, como caminhões, escavadeiras e guindastes.

Em março, o terreno foi aterrado nas laterais da base de concreto, já o preparando para a confecção da pista superior do viaduto. “Para se ter uma ideia da dimensão desta obra, foram utilizados cerca de 35 mil metros cúbicos de aterro no local. Para entender melhor o que significa esse volume, foram necessárias aproximadamente 2.3 mil viagens de caminhão, se utilizarmos 15 m³ de aterro como média transportada”, explicou Lopes.

Depois, foram instaladas as 10 vigas 38 metros de extensão e 70 toneladas cada uma, que dão sustentação à pista superior do viaduto. E então a via passou por serviços de fresagem do leito carroçável de ambas as pistas e posterior recapeamento, serviço realizado também na parte superior do viaduto, que em agosto teve a pista liberada para o trânsito de veículos.

Com a inauguração do viaduto, a 1ª fase do projeto de remodelação da Avenida Ayrton Senna está finalizada. A seguinte, que terá um viaduto ou túnel construído na Curva do Y (junto à cabeceira da Ponte do Mar Pequeno), deverá ser realizada pela próxima administração.