COTIDIANO

Secretaria de Logística e Transportes libera gaveta central da travessia Santos/Guarujá

A modernização da gaveta central do Guarujá teve investimento do Departamento Hidroviário de R$ 3,5 milhões, com potencial para beneficiar mais de 30 mil pessoas que utilizam o serviço diariamente, em média

17 AGO 2022 • POR Da Reportagem • 12h00
O secretário esteve no litoral para fazer vistorias técnicas em outras obras em andamento - Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo, através da SLT (Secretaria de Logística e Transportes), liberou na manhã desta quarta-feira (17) a gaveta central (área de embarque e desembarque) da travessia Santos/Guarujá, do lado do Guarujá. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

PF e Receita Federal apreendem mais de 1,4 t de cocaína no Porto de Santos

Obras avançam e preciosidade é encontrada no Pantheon dos Andradas em Santos

Guarda Municipal amplia atuação com nova coordenadoria, em Guarujá

Corpo é encontrado em manguezal em Guarujá

A modernização da gaveta central do Guarujá teve investimento do DH (Departamento Hidroviário) -- órgão ligado à SLT -- de R$ 3,5 milhões, com potencial para beneficiar mais de 30 mil pessoas que utilizam o serviço diariamente, em média. 

Na gaveta central, o DH reformou a ponte de 17,2 metros de comprimento e 10 metros de largura, feita com aço carbono próprio para áreas marítimas. Também foram melhorados os sistemas elétrico e hidráulico de pistões da rampa, paramentos de concreto (onde a balsa encosta no embarque e desembarque), defensas de borracha, pintura e sinalização. 

Na última segunda-feira (15), o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, esteve na Baixada Santista e anunciou o funcionamento da gaveta central no Guarujá a partir desta quarta. 

"As reformas nas balsas do litoral paulista fazem parte do plano de melhorias em vigor desde 2019, incluindo ainda a reforma de embarcações, pontes e flutuantes. Todo este trabalho tem resultado em mais agilidade e conforto aos usuários das travessias", destacou João Octaviano. 

Das três gavetas do lado de Santos, a do lado sul já foi melhorada e entregue aos usuários, enquanto a norte passa por reformas – quando esta estiver pronta e for liberada, será a hora de a gaveta central de Santos ser interditada para receber melhorias. 

O secretário esteve no litoral para fazer vistorias técnicas em outras obras em andamento, como a da ponte da balsa Bertioga/Guarujá, e obras rodoviárias do DER e da Artesp. Octaviano também anunciou que o DER vai contratar um projeto executivo para construir uma ciclovia na SP 061, entre Bertioga e Guarujá.  

Programa de modernização 
Os investimentos da Secretaria de Logística e Transportes já permitiram uma melhora significativa no serviço, inclusive na alta temporada. Treze embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado.  

A manutenção passou a ser 24 horas, novos motores e reversores foram comprados, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.  

Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera.