Fiat apresenta Argo e Cronos 2023

Enquanto a Stellantis do Brasil apresenta a linha 2023 do Argo, produzido em Betim (MG), a filial argentina renova o Cronos produzido em Córdoba

31 JUL 2022 • POR Daniel Dias, da AutoMotrix • 10h00
Na linha 2023, o modelo tem um leve retoque no seu visual, principalmente na frente. O para-choque ganhou linhas mais arrojadas, com maior proteção - Divulgação

A Fiat brasileira apresenta a linha 2023 do Argo, o carro de passeio mais vendido da marca italiana no país no ano passado, com quase 85 mil unidades comercializadas. Enquanto isso, a Fiat argentina faz o mesmo com o Cronos – o sedã compacto derivado do Argo –, o veículo mais emplacado atualmente do país vizinho. A principal novidade na linha 2023 do Argo será o câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas nas versões equipadas com o motor 1.3 flex de quatro cilindros – a Drive e a Trekking – de 98 e 107 cavalos de potência e 13,2 e 13,4 kgfm de torque com gasolina e etanol, respectivamente. Já o motor Firefly 1.0 de três cilindros de 75 cavalos e 10,7 kgfm equipa a versão de entrada e a Drive, associado à transmissão manual de 5 marchas. Ainda não será desta vez que o Argo e o Cronos receberão o 1.0 turbo de 130 cavalos e 20,4 kgfm do SUV Pulse. A Fiat não divulgou o preço de nenhuma versão do Argo na linha 2023 para o Brasil, muito menos do Cronos, apresentado apenas pela Stellantis argentina.

No mercado brasileiro, 2022 está sendo um ano de idas e vindas em termos de vendas do Argo – produzido em Betim (MG) – e de seu sedã – feito em Córdoba, na Argentina. Com vendas bem mais modesta comparadas às do ano passado, o hatch compacto, lançado em 2017, teve exatamente 22.128 unidades emplacadas até junho de 2022, com média mensal de 3.688 exemplares. Em 2021, essa média foi superior a 7 mil unidades. O Cronos teve 16.140 exemplares emplacados no Brasil no mesmo período, mas teve um salto para 6.047 unidades vendidas somente em junho, que o colocou bem à frente de seu hatch no mês.

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Cronos chega à linha 2023 com uma pequena variação no design, a exemplo do Argo, e a incorporação da transmissão automática do tipo CVT (Divulgação)

Veículo mais vendido na Argentina – não apenas por ser produzido no país como também pela preferência dos “hermanos” por sedãs –, o Cronos chega à linha 2023 com uma pequena variação no design, a exemplo do Argo, e a incorporação da transmissão automática do tipo CVT. A nova linha do modelo da Fiat é composta por cinco versões de acabamento, todas movidas pelo motor 1.3 Firefly de oito válvulas com 99 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto a gasolina e 13,5 kgfm de torque a partir de 4 mil rpm (nos veículos enviados ao Brasil, a motorização recebe a tecnologia flex), associado a uma transmissão de 5 marchas ou à nova CVT. Conforme a Stellantis argentina, esse câmbio é uma das mais recentes inovações da marca, caracterizado por ser confortável, leve, eficiente e de fácil manutenção, com a possibilidade de mudar para o modo manual com 7 marchas simuladas e a nova função “Sport”, que permite alterar os parâmetros de aceleração e gerenciamento das trocas. O Cronos aposentou de vez o veterano motor 1.8 de até 130 cavalos de potência.