Guarujá

Mulheres empreendedoras são destaque em formatura do Programa Acessuas + Inclusão Produtiva

Evento acontece na próxima quarta-feira (3) às 10h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no encerramento do projeto que prepara pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho

28 JUL 2022 • POR Da Reportagem • 16h25
Qualificação profissional para mulheres do Cras - Foto: Hygor Abreu

Toda a força da mulher será homenageada na próxima quarta-feira (3), às 10h, por meio da formatura de 101 participantes do projeto Programa Acessuas + Inclusão Produtiva, que tem como objetivo preparar e facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo. Elas são maioria no total de formandos: 99 mulheres e dois homens receberão certificados. O evento acontecerá no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Jovem é intubada e vai para a UTI após ser agredida e jogada em viela no Guarujá

Guarujá tem sete empregos nesta quinta-feira (28)

Corpo é localizado por moradores na faixa de areia da Enseada, em Guarujá

No primeiro semestre, as mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade foram destaque ao participarem da qualificação voltada exclusivamente para elas, com a ideia de formar, capacitar e criar uma rede de apoio entre empreendedoras.

A responsável técnica da Acessuas (Acesso ao Serviço Único de Assistência Social), Michelle Rachel de Oliveira, explica que essa troca de experiências é um dos diferenciais dessa formação, que trabalha inclusive o lado emocional. "Elas se reconhecem uma na outra e se fortalecem vendo que não estão sozinhas, apesar de todas as dificuldades. Muitas querem uma oportunidade, mas não sabem por onde começar", explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Adalberto Ferreira da Silva, vale ainda destacar o papel das mulheres durante a evolução fantástica do número de microempreendedores individuais (MEIs) de 2017 para 2022, passando de 13 mil para mais de 30 mil. "A participação das mulheres é muito importante. Elas querem aperfeiçoar e melhorar seu negócio, em busca de conhecimento e a partir de um olhar novo e sempre na busca pela inovação. As mulheres são interessadas e acreditam na mudança para melhor", comenta.

Preparação

O programa, realizado por meio das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Sedep, teve como diferencial este ano a oferta unificada de diversos projetos das esferas municipal, estadual e federal, funcionando como uma trilha de capacitação contínua aos participantes. O público tem acesso aos projetos Acessuas, do Governo Federal, Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, e do Programa Desenvolve Guarujá, da Prefeitura, que engloba as oficinas de capacitação empreendedora Sebrae Delas e Primeiros Passos. Podem participar homens e mulheres.

A fim de preparar os futuros profissionais para o retorno ao mercado de trabalho, é desenvolvido um trabalho focado no resgate da autoestima, da dignidade e a descoberta de novos talentos, contribuindo ainda para a melhora da qualidade de vida, a redução da vulnerabilidade social e a reconstrução do projeto de vida pessoal e profissional.

Além disso, os alunos participam de rodas de conversas sobre direitos, cidadania, empoderamento e autoestima. Todas as ações contam com o acompanhamento da equipe de assistentes sociais da Sedeas, garantindo maior humanização em cada etapa do projeto. O programa ainda conta com a parceria do Sebrae, da Secretaria de Educação de Guarujá e da Paróquia Nossa Senhora da Graça.