Expo Cidades Criativas Brasileiras recebe mais de 5 mil pessoas e incentiva novos empreendedores

O evento movimentou durante cinco dias o Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia

23 JUL 2022 • POR DA REPORTAGEM • 18h25
Foram realizadas mais de 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano - Carlos Nogueira/PMS

Nesta sexta-feira (22), foi encerrada oficialmente a Expo Cidades Criativas Brasileiras, evento que movimentou durante cinco dias o Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia, em Santos. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar mais de 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano, além de apresentações artísticas.

A presidente do Santos Convention e Visitors Bureau, Vanessa Lombardi, responsável pela organização da Expo em conjunto com a Prefeitura de Santos, destaca a importância do evento sediado pela Cidade. “A economia criativa movimenta o mercado e incentiva diretamente o empreendedor a contribuir com a economia local. E nós trabalhamos para que o evento pudesse mostrar todo o potencial de Santos, tanto na infraestrutura, quanto no atendimento e serviços”, finalizou.

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Cerca de 30 estandes apresentaram iniciativas de sucesso de onze criativas brasileiras que integram a rede da Unesco, entre elas Belém (PA), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). O público também pôde provar iguarias como as ostras de Paraty (RJ) – mais de 200 dúzias foram servidas no estande da cidade - e os diferentes pratos da Rota Gastronômica, idealizada por alguns dos principais chefs de cozinha do Estado de São Paulo. Com preços de até R$ 45, foram servidos mais de 500 pratos, entre eles a paella caiçara Arroz do Lagamar, da chef Silvana Aguiar, de Ilha Comprida (SP).

No espaço do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 28 artesãs de Santos puderam expor seus produtos a visitantes do Brasil e exterior, como Noruega, México e Indonésia, além de fortalecer e ampliar sua própria rede. Foram comercializadas bolsas, roupas customizadas e bijuterias e, ao final do evento, o grupo ainda recebeu um convite do Museu de Arte Moderna (MAM-SP) para uma futura colaboração.

Mais de 840 pessoas se inscreveram e participaram das atividades ocorridas no espaço do Governo do Estado de São Paulo, que abordou o turismo como fomento à economia de 21 cidades e nove rotas turísticas: Águas Sertanejas, Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Águas, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Lagamar, Roteiro dos Bandeirantes, Serra do Itaqueri e a RT Mananciais, Arte, Aventura e Negócios.