Dois golfinhos mortos são localizados em Praia Grande

Animais foram enviados para necropsia para avaliar causa das mortes

22 JUL 2022 • POR Da Reportagem • 19h24
Golfinho é encontrado morto na faixa de areia de Praia Grande - Reprodução/ Praia Grande Mil Grau

Dois golfinhos da espécie toninha franciscana (Pontoporia Blainvillei)  foram localizados pelo Grupamento de Guarda Costeira, setor da Guarda  Civil Municipal de Praia Grande, nesta sexta-feira (22), pela manhã,  na praia do Bairro Ocian e a tarde, no Caiçara. Ambos os animais  estavam mortos e foram encaminhados para necropsia no Instituto  Biopesca.

O animal localizado no Bairro Ocian era uma fêmea, considerada jovem.  Tinha marcas possivelmente causadas por redes. A suspeita é de que o  animal tenha sido morto por algum barco pesqueiro.

Já o animal localizado no Bairro Caiçara foi identificado como macho,  também de idade juvenil. O corpo do estava com marcas causadas por  redes de pesca, mas aparentava estar morto há mais tempo que o animal  localizado pela manhã.

De acordo com o Inspetor do Grupamento Costeiro, Delfo Monsalvo, a  toninha é alvo fácil das redes de pesca, pois é um mamífero e precisa  ir a superfície respirar com frequência. “Ao mergulhar, o animal pode  acidentalmente ficar preso numa rede de pesca e acaba por se asfixiar,  morrendo afogada”.

Espécie - A toninha é um animal comum no litoral de São Paulo e a  espécie está ameaçada de extinção.

Serviço - Quem localizar animais encalhados na faixa de areia, vivos  ou mortos, a orientação é não tocar ou se aproximar e ainda entrar em  contato com a Guarda Civil Municipal, por meio dos telefones 153 ou 199.

Leia Também

Vídeo: Mergulhador salva bebê golfinho preso em rede no Guarujá

Golfinho é achado morto com plástico na boca