LANÇAMENTO

Rainha da Sofrência: Jornalista lança biografia de Marília Mendonça

Jornalista paulista lança biografia de Marília Mendonça na data em que a artista completaria só 27 anos de idade

16 JUL 2022 • POR Bruno Hoffmann • 11h52
Marília Mendonça morreu no dia 5 de novembro em um acidente aéreo - Divulgação

O jornalista campineiro Bruno Ribeiro vai lançar em 22 de julho, próxima sexta-feira, o livro “Marília Mendonça, a Rainha da Sofrência: Biografia e Crítica”, pela editora Clube de Autores. A publicação se trata do primeiro grande perfil biográfico da cantora goiana que morreu em um acidente aéreo no auge do sucesso, no dia 5 de novembro de 2021.

A data escolhida para o lançamento não é à toa. Em 22 de julho a jovem que mudou a história da música sertaneja iria completar apenas 27 anos de idade.

Em suas 270 páginas, a publicação narra a transformação da compositora anônima, que escrevia para as duplas de sucesso, na cantora mais popular do Brasil.

Conhecida como “Rainha da Sofrência”, Marília Mendonça foi, nas palavras de Bruno Ribeiro, uma “artista revolucionária dentro de seu segmento”, por conseguir superar os temas machistas da música sertaneja e abrir espaço no mercado para muitas outras cantoras e duplas formadas por mulheres, criando assim o “feminejo”, movimento marcado por canções sobre amor-próprio, sororidade e empoderamento feminino.

O autor explica à reportagem da Gazeta ter consultado centenas de reportagens, artigos, entrevistas e vídeos sobre a cantora publicados na imprensa e nas redes sociais ao longo dos últimos dez anos (de 2011 a 2021). “O grande desafio foi agrupar as informações e encaixá-las de modo coerente, buscando dar a elas unidade e sentido, como as peças de um quebra-cabeça”, afirma.

O resultado, nas palavras da jornalista Carlota Cafiero, que assina o texto da orelha do livro, é “um mosaico impressionista cheio de cor e luz”. 

O ponto de partida escolhido pelo autor é a data do acidente fatal que interrompeu a carreira da artista, quando ela estava no auge. Com riqueza de detalhes, o autor descreve os momentos finais de Marília Mendonça, para depois reconstituir sua breve e intensa trajetória – do nascimento na pequena Cristianópolis, cidade com pouco mais de 2 mil habitantes no interior de Goiás, à consagração do reconhecimento internacional, com shows lotados em Nova York e Paris. 

Além de contar a história de Marília Mendonça –  tocando em assuntos nunca abordados, como o seu amor pelos livros –, o autor agrega ao livro uma seleção de 20 letras comentadas, para dar uma visão geral acerca da obra da compositora, e uma lista com todas as canções compostas e gravadas por ela – mais de 300, segundo o Ecad. 

O livro “Marília Mendonça, a Rainha da Sofrência – Biografia e Crítica” já está disponível para venda e pode ser adquirido diretamente pelo site da editora. Após o lançamento, estará disponível também na Amazon. Por enquanto só é possível adquirir a versão física da obra, que custa R$ 45.

O autor

Bruno Ribeiro trabalhou por dez anos como repórter e crítico de música no jornal “Correio Popular”, de Campinas, no interior de São Paulo Nesse período escreveu basicamente sobre samba e a chamada MPB.

Porém, como ele próprio diz no prefácio do livro, sempre gostou de contar boas histórias – e Marília Mendonça lhe chamava a atenção comopersonagem.

“Eu sabia que ela era conhecida por suas opiniões contundentes, sua vocação para a polêmica e suas canções de ‘sofrência’, mas não conhecia a pessoa por trás da obra", revela o autor.

Para entrar em contato com Bruno Ribeiro: brunoribeiro111@gmail.com ou (19) 981068929