FUTURO

Conheça cinco projetos criados por estudantes para melhorar a educação e o meio ambiente

É comum associar as crianças ao futuro, porém, é preciso olhar com mais cuidado e atenção para elas no presente

1 JUN 2022 • POR Da Reportagem • 20h48
Iniciativas são encabeçadas por crianças e adolescentes que visam melhorar a educação e o meio ambiente - Ben Wicks / Unsplash

É comum associar as crianças ao futuro, porém, é preciso olhar com mais cuidado e atenção para elas no presente. Sujeitos plenos de experiências e direitos, elas têm sonhos, desejos, dificuldades e vontades próprias.  O Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista a seguir 5 iniciativas encabeçadas por crianças e adolescentes que visam melhorar a educação e o meio ambiente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
 
Plantando o futuro
Criado em 2016 por alunos e professores de uma escola em Santa Catarina, o projeto busca levar à comunidade a conscientização necessária para uma real mudança de atitudes em relação ao meio ambiente. Com o apoio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o grupo realiza rodas de conversa e atividades educativas com crianças e adolescentes da comunidade, mostrando como é possível começar o movimento de transformações que o meio ambiente precisa. 

Leia Também

Projeto Guri ainda dispões de vagas para cursos gratuitos de música na região e Vale do Ribeira

Destinação Criança incentiva doação de IR para a inclusão social de crianças e adolescentes

Justiça obriga plano de saúde a dar tratamento completo para criança com autismo

Biofertilizante líquido natural
Jovens estudantes criaram um biofertilizante como alternativa ao uso de agrotóxicos, para ser utilizado na comunidade rural de Boa Água, no Estado do Ceará. O produto, além de substituir agrotóxicos, também dispensa o uso de água e adubo nas plantações, e ainda permite que as plantas cresçam mais rápido e mais fortes. 

Ecofossa
Ao descobrirem que 90% da água de uma reserva ecológica do litoral do Ceará estava contaminada, jovens estudantes criaram uma nova maneira de fornecer água potável, com baixo custo, a partir do uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas. Após muitos testes e de um estudo realizado junto à Universidade Federal do Ceará, foi comprovado que a fibra do coco reduz em 40% o custo das fossas. Além de impedir que dejetos entrem em contato com o solo, a ecofossa viabiliza plantações e construção de poços. 

Projeto Arco-Íris
Desenvolvido durante a pandemia por duas adolescentes da cidade de São José dos Campos (SP), o projeto visa ajudar crianças a organizarem as atividades escolares. Com atendimento on-line, oferece brincadeiras e atividades extracurriculares para estimular a criatividade e melhorar o desempenho e a qualidade do aprendizado.

Tríplice Coroa
Após notarem que o Rio Tocantins, utilizado como importante meio de comunicação e transporte, estava sendo afetado pelo acúmulo de resíduos, estudantes desenvolveram um aplicativo para levar mais informações e instruções à população local sobre novas formas de reciclagem e compostagem.