Mundo do trabalho começou a ser debatido em Genebra na Suíça

Conferência da OIT é no formato híbrido, envolve delegados de 189 países e vai até 11 de junho

27 MAI 2022 • POR Francisco Aloise • 19h04
Convenção em Genebra - Reprodução/ Redes Sociais

A 110ª Conferência Internacional do Trabalho começou nesta sexta-feira, em Genebra, na Suiça, e vai se estender até o dia 11 de junho. O maior evento trabalhista mundial ocorre no formado Híbrido (presencial e virtual) e os debates ocorrem na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também no Palácio das Nações Unidas.

A expectativa dos representantes de 187 países que integram a OIT é que seja discutida e aprovada uma nova Convenção sobre o trabalho do aprendiz, além da inclusão de debates sobre segurança e saúde no trabalho como um princípio e direito fundamental. Outro foco do evento vai envolver garantias e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em épocas de crises como a recente pandemia, que colocou o Mundo do Trabalho aos avessos.

Leia Também

Itanhaém realiza a Conferência Municipal do Idoso

Praia Grande se prepara para a  10ª Conferência Municipal de Saúde

Online: Conferência de Políticas para Mulheres em Cubatão acontece nesta quarta

Além desses temas, a Conferência vai continuar os debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e sobre a violência contra representantes sindicais na defesa dos direitos dos trabalhadores.

A novidade é sobre o formato híbrido dos debates, ou seja: a Conferência será realizada com os delegados presentes pessoalmente em Genebra, bem como virtualmente. Tudo isso para atender às restrições sanitárias e de viagem da COVID-19, bem como os trabalhos de reformas nos edifícios da ONU e da OIT em Genebra.

Vale lembrar que, por causa da pandemia do vírus da Covid 19, pela primeira vez na história da OIT, em 2020 não houve a Conferência e em 2021 ela foi realizada totalmente no formato virtual.

Na abertura da Conferência Mundial do Trabalho, os discursos envolveram o desafio enfrentado pelo Mundo do Trabalho diante da recente Pandemia da Covid 19.

Após a abertura, os trabalhos foram suspensos e se reiniciam na próxima segunda-feira. Já, as sessões plenárias acontecerão entre os dias 6 e 11 de junho. A Cúpula de alto nível sobre o Mundo do Trabalho será realizada no dia 10 de junho. A Conferência terminará no dia 11 de junho.