Conheça a nova motocicleta elétrica da Harley-Davidson

Apresentada nos Estados Unidos, a LiveWire S2 Del Mar inaugura uma nova arquitetura de motocicletas elétricas da Harley-Davidson

22 MAI 2022 • POR Edmundo Dantas, da AutoMotrix • 09h00
Novo modelo foi mostrado na versão LE Launch Edition ou edição de lançamento , com preço de US$ 17.699 (cerca de R$ 91 mil) - Divulgação

Braço de veículos elétricos da Harley-Davidson, a LiveWire apresentou a nova motocicleta elétrica S2 Del Mar LE nos Estados Unidos. O novo modelo foi mostrado na versão LE – Launch Edition ou edição de lançamento –, com preço de US$ 17.699 (cerca de R$ 91 mil). Todas as cem unidades da LiveWire S2 Del Mar LE foram vendidas logo após o lançamento, no site da empresa, com entrega prevista para o segundo trimestre de 2023. Finda a edição de lançamento, a S2 Del Mar “normal” já está disponível para vendas nos Estados Unidos por US$ 15 mil (aproximadamente R$ 77 mil), mas a produção da S2 Del Mar convencional começará apenas após serem finalizadas as entregas da Launch Edition. A nova moto elétrica é menor, mais leve e mais barata que a LiveWire One, primeira motocicleta elétrica apresentada pela Harley-Davidson, (sem este ‘que é’) vendida atualmente por US$ 22.799 (por volta de R$ 117 mil). A Harley-Davidson ainda não definiu datas para o lançamento da linha LiveWire no Brasil. 

Leia Também

De cara nova, Yamaha Crosser 150 está mais radical

A nova S2 Del Mar LE inaugura a nova arquitetura S2 Arrow da empresa. Essencialmente, a plataforma combina o motor e a bateria, que juntos formam o principal componente do chassi, como uma única estrutura, complementada por sistemas mecânicos e eletrônicos. O monoamortecedor traseiro é aparafusado diretamente no motor. O braço oscilante tem uma forma assimétrica, o disco único na frente tem pinças Brembo montadas radialmente e as rodas de 19 polegadas vem com pneus Dunlop DT1 especialmente desenvolvidos para o modelo. A LiveWire pretende manter o peso da motocicleta abaixo de 197 quilos.

A arquitetura Arrow é modular e servirá como plataforma para a LiveWire construir uma série de modelos elétricos no futuro. Uma vantagem da arquitetura S2 em relação à One é a facilidade na montagem. A LiveWire diz que leva 44% menos tempo para construir em comparação à One. As especificações não foram detalhadas, mas a LiveWire afirma que a S2 Del Mar entrega uma “potência direcionada” de 80 cavalos e pode completar a corrida de zero a 100 km/h em 3,5 segundos. O alcance da bateria da Del Mar na cidade é de 100 milhas ou 160 quilômetros. A LiveWire ainda não divulgou o tempo necessário para carregar totalmente a bateria.

A Harley-Davidson denominou o design da S2 Del Mar LE de Urban Street Tracker – algo como “rastreadora de ruas urbanas” –, que pode ser definido como uma mistura de estilos de motocicletas urbanas e trilheiras. A posição de dirigir é ereta, como sugerem o guidão alto, as pedaleiras elevadas e o assento largo e plano. A carroceria é compacta com destaque como o farol retangular de leds, uma pequena proteção aerodinâmica acima dele e o painel em forma de tanque de combustível, que fica acima da bateria e da unidade do motor. A Launch da Edition S2 Del Mar virá com gráficos e esquemas de pintura exclusivos nas cores Jasper Gray (cinza) e Comet Indigo (azul), nos quais a tinta é aplicada a mão e leva cinco dias para ser concluída. Os modelos da Launch Edition receberão rodas de liga leve que se assemelham a um design de roda de raios.