Cultura

Livro 'Entrevista com Macunaíma' tem noite de autógrafos na sexta-feira (6), em livraria de Santos

Autor Renato Pirauá estará das 18h30 às 20h na Realejo, no bairro do Gonzaga

5 MAI 2022 • POR • 11h30
A história se passa em Sergipe, onde Renard entrevista o ex-cangaceiro para uma matéria especia - Foto: Prefeitura de São Vicente

Em seu primeiro romance publicado, "Entrevista com Macunaíma - A lenda além do caráter", o jornalista e professor santista Renato Pirauá realiza na sexta-feira (6) uma noite de autógrafos, na Livraria Realejo (Av. Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga, em Santos). Das 18h30 às 20 horas, o público poderá adquirir a obra e apreciar boa música ao vivo no local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com prólogo do professor da Universidade Mackenzie, Felipe Chiarello, o livro apresenta o encontro de dois homens completamente diferentes: Fernando Renard e Mair Curumim. De um lado, um jovem jornalista premiado nacionalmente; e do outro um ancião, simples e sem estudo.

Leia Também

Inscrições para cursos de artes e danças em Santos terminam nesta sexta

'As pessoas querem voltar a viver', diz Zeider, do Planta & Raiz, que faz show em Santos nessa sexta

São Vicente terá Novo Hospital Municipal até o fim deste ano

A história se passa em Sergipe, onde Renard entrevista o ex-cangaceiro para uma matéria especial. As revelações de Mair são surpreendentes, reunindo dois anti-heróis do século XX: Lampião e Macunaíma, personagens que carregam a brasilidade de um país permeado desde sempre pela miséria, e que clama por justiça – muitas vezes confundida com vingança – e igualdade.

Se os caminhos desses dois vultos se cruzassem, certamente ambos teriam muito a ensinar e a aprender um com o outro. Uma boa dica para quem aprecia uma leitura leve, rápida e envolvente.

O AUTOR 
Renato Pirauá nasceu em Santos, mas além de santista, considera-se também “calunga”, uma vez que sempre morou em São Vicente – a Primeira Cidade do Brasil. É casado com Luciana Cristina, com quem teve dois filhos: Henrique e Héctor.

Como jornalista, acumula 29 anos de profissão. Passou pelos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Jornal da Tarde; pela TV Record Litoral; pela Rádio Cultura de Santos, e pelas assessorias de imprensa das cidades de Santos e São Vicente.

É formado em Comunicação Social, Letras e Ciências Sociais, e pós-graduado em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior. “Entrevista com Macunaíma – A lenda além do caráter” é o primeiro romance publicado do autor, em uma homenagem ao centenário do Movimento Modernista no Brasil.