Petrobras

José Mauro Coelho é eleito presidente da Petrobras

Nomeação foi aprovado pelos conselheiros da estatal nesta quinta-feira (14)

14 ABR 2022 • POR Da Folhapress • 13h40
Novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho - Valter Campanato/ Agência Brasil

José Mauro Ferreira Coelho foi eleito nesta quinta-feira (14) para comandar a Petrobras. O nome dele foi aprovado pelos conselheiros da estatal. A posse deve ocorrer ainda nesta quinta.

Na quarta, Ferreira Coelho já havia sido aprovado pela assembleia-geral de acionistas da Petrobras para integrar o Conselho da Administração da petrolífera. Esse era um pré-requisito para que ele chegasse à presidência da estatal.

Leia Também

'O que são 35 mil comprimidos de Viagra para 110 mil velhinhos?', pergunta Mourão

Bolsonaro confessa ter dado cargos de seu governo em troca de apoio parlamentar

A indicação de Coelho foi feita pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Na última segunda-feira (11), o Comitê de Pessoas da Petrobras -órgão que assessora o Conselho de Administração da companhia- deu seu aval para a indicação de Coelho. O comitê considerou que Coelho cumpria os requisitos mínimos para ocupar o cargo.

Coelho é presidente do Conselho de Administração da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), estatal criada em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, para atuar na área do pré-sal.

Graduado em química industrial, ele tem mestrado em ciências de materiais e doutorado em planejamento energético. Em outubro do ano passado, pediu demissão do cargo de secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME (Ministério de Minas e Energia). Desde então, cumpria quarentena. Foi servidor público por 14 anos.

Considerado próximo do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Coelho será o substituto do atual presidente da estatal, o general Joaquim Silva e Luna.

Com o avanço dos preços dos combustíveis nos últimos meses, Silva e Luna perdeu apoio político do governo, principal acionista da Petrobras. Assim, Bolsonaro decidiu indicar novo nome para o comando da estatal.