São Vicente lança projeto para seus 500 anos de olho no futuro

A iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira (8) a empresários e apoiadores do setor público e privado

8 ABR 2022 • POR • 18h51
O diálogo trouxe ideias de ações que envolvem setores como a indústria, turismo, logística, entre outros - Nair Bueno/ DL

"A primeira cidade do Brasil a completar 500 anos". Essa foi a frase do prefeito Kayo Amado no lançamento do projeto "São Vicente 500 anos", apresentado nessa sexta-feira (08) a empresários e apoiadores do setor público e privado, no salão de um hotel no Centro da cidade.

O encontro foi marcado pela presença, além de empresários e entidades, do Movimento Brasil Competitivo, uma organização apartidária que visa aproximar os setores público e privado investindo em cultura de governança, e da Macroplan, empresa de consultoria com foco na construção de cenários de mercado para um futuro mais promissor e que agregue valores e bons serviços.

Leia Também

Projeto de Formação Cultural tem inscrições abertas para artistas de São Vicente

Prefeitura de São Vicente realiza peneira para formação da seleção de vôlei masculino

PAT de São Vicente oferece cinco oportunidades de emprego em diferentes áreas

Prefeitura de São Vicente realiza edição especial da Feira Calunga Mix

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O diálogo trouxe ideias de ações que envolvem setores como a indústria, turismo, logística, construção civil, tecnologia, serviços e outros segmentos para que, a médio e longo prazo, São Vicente se torne uma cidade mais justa, com a geração de empregos vindos de novas empresa, o fortalecimento do comércio local e, ainda, melhores atendimentos nos serviços públicos, fazendo, assim, com que cada morador se sinta feliz em residir na cidade.

A secretária da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), Talita Correa, ressaltou que a iniciativa é inédita no Município. “Planejar o desenvolvimento de São Vicente é também pensar no desenvolvimento da Baixada Santista. Esse processo, construído para médio e longo prazo, para que possa se tornar mais efetivo exige esforços em conjunto com outros segmentos interessados no desenvolvimento da região.”

Em conversa com o Diário durante o evento, o prefeito Kayo Amado se mostrou muito esperançoso com o projeto, acreditando que é possível fazer de São Vicente um exemplo de desenvolvimento e cooperação dos setores públicos e privados. "Precisamos olhar a cidade além dos problemas do dia-a-dia. Em 10 anos podemos se tornar uma grande potência econômica se fizermos hoje a lição de casa. Contratar um planejamento estratégico foi o que grandes cidades já fizeram, como Belo Horizonte, que viveram, após isso, um 'boom' de desenvolvimento", explica. 

Amado, agora, busca empresários e empresas que queiram patrocinador esse planejamento estratégico dos 500 anos de São Vicente. "Muitos dos nossos problemas estruturais não foram pensados nos últimos 10 anos, e é isso que quero mudar. Daqui a 10 anos eu nem serei mais prefeito aqui, mas o meu diferencial é pensar primeiro na cidade, que eu amo, e não em quantos anos vou ficar à frente da administração ou não. Eu acredito e confio que podemos entregar uma cidade mais justa, com boas escolas, bons hospitais, boas opções de lazer e cultura e assim por diante", finaliza.