Vereadores de Itanhaém pedem melhorias no Hospital Regional

Parlamentares apresentaram sugestões à diretora regional de Saúde, Paula Covas, no DRS IV

31 MAR 2022 • POR • 07h30

Um grupo de vereadores de Itanhaém esteve em reunião com a diretora regional Paula Covas, no Departamento Regional de Saúde (DRS IV), na manhã de terça-feira (29), para apresentar sugestões de melhorias no atendimento realizado no Hospital Regional de Itanhaém “Jorge Rossmann”. 

O presidente da Câmara, Sílvio de Oliveira (Solidariedade), o Silvinho, explica que a reunião foi bastante produtiva. “O encontro foi agendado após várias reuniões com os vereadores e a secretária de Saúde, Guacira Barbi, para saber quais as principais demandas da população na área da Saúde”.

Leia Também

Prefeitura de Itanhaém convoca 74 professores aprovados em concurso

Itanhaém aplica vacinas contra Covid nas escolas municipais

20 famílias são contempladas com Título de Propriedade de seus imóveis, em Itanhaém

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um dos focos principais, segundo Silvinho, é que haverá no mês de abril, uma nova licitação do contrato para a gestão do Hospital Regional de Itanhaém, e deve assumir uma nova instituição social. Hoje, o HRI é administrado pelo Instituto Sócrates Guanaes. 

Entre as propostas apresentadas estão a instalação de um Centro de Hemodiálise no espaço ocioso do prédio principal do Hospital ou no anexo, onde está funcionando o almoxarifado. Ampliar a realização de cirurgias mais complexas como as ortopédicas e oncológicas.  

“Há necessidade de se descentralizar o atendimento de pacientes que precisam fazer o tratamento de hemodiálise e têm que se deslocar a Santos, Praia Grande e outras cidades”, salienta o vereador.

Outra sugestão é de instalar um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Itanhaém, para atender a população da cidade que precisa fazer exames específicos e de maior complexidade. Há dificuldade de locomoção dos pacientes aos AMEs de Praia Grande e de São Vicente.    

Os vereadores solicitaram, por meio de ofício, que no novo contrato de gestão do HRI seja implantado o Pronto Socorro Regional referenciado pelo SAMU, com a presença de médicos emergencistas em cirurgia vascular e neurológica. 

E ainda a ampliação no número de leitos no HRI, como a instalação de mais 10 leitos na UTI geral adulto; mais 10 leitos na UTI pediátrica e 40 para cuidados prolongados. E a instalação de um equipamento de ressonância magnética no HRI, para agilizar o atendimento regional de moradores das cidades de Itariri a Mongaguá. 

“É uma das medidas para desafogar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município”, diz Silvinho.

Além de abreviar o tempo de agendamento dos exames de alta complexidade, feitos no AME de Praia Grande. “São exames que não são realizados na nossa rede municipal. Precisamos agilizar o agendamento e atender mais pessoas”, diz o vereador Rutinaldo Bastos.  

E oferecer atendimento ambulatorial para pacientes renais crônicos no Regional. Hoje não existe o atendimento de médicos nefrologistas na região. 

Outro solicitação é a retomada das cirurgias eletivas no HRI, já que não estavam sendo realizadas devido à pandemia da Covid-19. “Soubemos que essas cirurgias já foram retomadas, mas ainda há um número represado de pacientes. Será agendado um mutirão para atender a essa demanda”.

E ainda maior transparência no gerenciamento do sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS) na região. 

“Em Itanhaém, as vagas são gerenciadas por São Paulo e não temos condições de saber o número de vagas disponíveis em hospitais da região”, frisa Bastos. A primeira referência de pacientes que estão na UPA é o Hospital Regional, mas caso não tenha vagas é enviado ao sistema CROSS.

O Hospital Regional de Itanhaém informa que a unidade é referência ao atendimento da Covid-19 e conta com 6 de leitos para o atendimento de casos. Já para o atendimento de outras patologias são 166 leitos. Na Maternidade são 46 leitos no atendimento de partos normais e cesáreas.  

Além de Silvinho e Bastos, estiveram na reunião os vereadores Fábio Bibão (PSDB), Henrique Garzon (Podemos) e Fernando Xavier (MDB). E ainda a secretária municipal de Saúde Guacira Barbi, o secretário adjunto Marcelo Jesus e assessores técnicos do DRS IV.