Túnel ou Ponte?

Rosana Valle: 'Defender túnel e ponte entre Santos e Guarujá significa não defender nenhum projeto'

Deputada Federal diz ter plena confiança de que túnel é a melhor solução possível e que apoio de empresas privadas viabilizará obra nos próximos anos

18 MAR 2022 • POR LG Rodrigues • 11h10
A ligação seca entre Santos e Guarujá ganhou força nos últimos meses, com o anúncio do Governo Federal da inclusão da construção do túnel imerso na desestatização do Porto de Santos - LG Rodrigues/ Diário do Litoral

A deputada federal Rosana Valle (PSB) tem plena confiança de que o túnel submerso ligando Santos e Guarujá não apenas será construído e concluído como também é a melhor solução possível para a mobilidade urbana na Baixada Santista. Além disso, a parlamentar afirmou que defender a construção de uma ponte e do túnel entre ambos municípios significa não defender nenhum projeto, algo que foi cogitado pelo governador João Doria (PSDB) durante os últimos meses. A declaração foi concedida na manhã desta sexta-feira (18) durante o 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, que ocorreu no Santos Convention Center.

O evento contou com a presença do prefeito santista Rogério Santos (PSDB), vereadores de todas as nove cidades da Baixada Santista e diversos especialistas que vêm viabilizando e elucidando os aspectos técnicos do túnel submerso.

Leia Também

Ponte ou túnel? Santos e Guarujá querem os dois

Rosana foi uma das primeiras participantes a se pronunciar durante o Fórum e afirmou que a Baixada Santista está vivendo um momento histórico e que deve concluir uma promessa de mais de 100 anos.

"Vivemos um momento histórico no maior porto do hemisfério sul. As mudanças que estão acontecendo e as que virão caminham para ampliar a capacidade e aperfeiçoar o atendimento para fazermos frente ao crescente aumento da movimentação de cargas e do comércio exterior no Brasil. Vivemos também um momento histórico porque estamos perto de realizar um sonho centenário que ficou renegado a promessas políticas e por que que hoje eu acredito que será diferente? Quando eu saio nas ruas as pessoas me questionam, 'mas vai mesmo deputada, vai sair?' Nós ouvimos falar isso aqui na Baixada Santista há cem anos e não acreditamos mais. E por que que temos razões para acreditar? Primeiro, porque o anseio foi impulsionado por empresas privadas, com o apoio da comunidade e com esse apoio nasceu o movimento Vou de Túnel, movimento que é apoiado por entidades técnicas, sem viés político e que possuem larga experiência no mundo em projetos desse tipo. Segundo ponto, a equipe de gestão hoje da autoridade portuária de Santos é altamente competente, conquistou superávit que nunca foi visto na história dos cofres públicos da SPA. Temos um ministro da infraestrutura com excelência, com conhecimento e uma equipe técnica também especializada em modelagem que garante a visibilidade e a viabilidade econômica desse projeto", afirma. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em seguida, ela destacou que a privatização do porto santista não deverá interferir na construção do túnel submerso e voltou a afirmar que a criação de uma ponte como opção de ligação seca prejudicaria as operações portuárias ao mesmo tempo que não seria capaz de atender em 100% a necessidade dos caiçaras de toda a Região. A parlamentar também aproveitou o momento para criticar aqueles que defendem a construção de túnel e ponte, algo que havia sido cogitado recentemente pelo governador de São Paulo, João Doria.

"Eu creio que independentemente de discutirmos a desestatização do Porto de Santos, eu estou convencida de que o projeto é uma realidade e que tem vida própria. Eu estou convencida que nesse momento também defender os dois projetos, de ponte e túnel, é defender nenhum", conclui.


VIABILIZAÇÃO
A ligação seca entre Santos e Guarujá ganhou força nos últimos meses, com o anúncio do Governo Federal da inclusão da construção do túnel imerso na desestatização do Porto de Santos. O Fórum foi realizado com o objetivo de apresentar a modelagem da atualização da ligação seca entre Santos e Guarujá por túnel e ampliar a discussão sobre a importância da obra e seus impactos no desenvolvimento portuário e na mobilidade urbana da região da Baixada Santista. A Campanha Vou de Túnel tem parceria com a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS).

O evento contaria ainda com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas ele precisou cancelar devido à sua agenda. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e especialistas e demais autoridades das esferas Municipal, Estadual e Federal, além da iniciativa privada, participaram do debate.