Juninho Eroso deve assumir a presidência da Câmara de Guarujá

Extraoficialmente, Sirana e Nego Walter não teriam força política e votos suficientes para vencer a disputa no Legislativo

10 MAR 2022 • POR • 07h00
Eroso é da base de apoio do Governo Suman, que deve continuar administrando confortavelmente - Matheus Tagé/Arquivo DL

A informação é extraoficial, mas o vereador Edmar Lima dos Santos, o Juninho Eroso (Progressistas), deverá ser eleito, na próxima terça-feira (15), presidente da Câmara de Guarujá. Ele ocuparia o lugar do vereador José Nilton Lima de Oliveira (PSB), o Doidão, que faleceu após acidente trágico, na tarde da quarta-feira de cinzas, na Avenida Santos Dummont, no Distrito de Vicente de Carvalho.

Conforme apurado pela Reportagem, a vereadora Sirana Bosonkian (PTB) e o vereador Walter dos Santos, o Nego Walter (PSB), também estavam pleiteando a vaga, mas ambos não teriam força política e votos suficientes para vencer a disputa acirrada de bastidores.

Leia Também

Velório do vereador 'Doidão', em Guarujá, é marcado por agressões e confusão; vídeo

Velório do vereador 'Doidão' acontece nesta quinta-feira (3), na Câmara de Guarujá

Presidente da Câmara de Guarujá, Doidão morre em acidente de carro

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dos três, Sirana, segundo apurado, é a que teria menos apoio do restante do Legislativo. Nego Walter tem a simpatia dos demais vereadores. No entanto, sua desistência nas últimas eleições ainda não foi muito assimilada. De qualquer forma, os três fazem parte da base de apoio ao Governo do prefeito Valter Suman (PSDB), que permanecerá governando de forma confortável.

A possível eleição e Eroso não muda a composição da Mesa Diretora da Casa, composta por Nego Walter (vice-presidente); Raphael Vitiello (PSD - primeiro secretário) e Anderson Figueira (Podemos - segundo secretário).

Eroso cumpre a sua terceira legislatura como vereador. Nascido e criado em Guarujá, é líder comunitário no Sítio Conceiçãozinha - embora também tenha atuação política nas demais regiões da Cidade.

Vereador desde 2013, quando assumiu a vaga deixada por Marcelo Squassoni (à época eleito deputado federal), em 2017, ao assumir o segundo mandato, foi escolhido por seus pares para compor a mesa diretora do Legislativo, como 1º secretário - e, em 2019, mantido na função.

ESPINHO.

Se assumir a Casa, Eroso terá que enfrentar uma situação 'espinhosa'. A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (PJMP-SP) recebeu uma representação (denúncia), do advogado Eduardo Diogo Cardoso Brazolin, que pede a abertura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra um artigo do Regimento Interno da Câmara, por infração à Constituição Federal.

Brasolin refere-se ao artigo que obriga que pedidos de informação (requerimentos) ao Executivo sejam submetidos e aprovados pelo plenário da Casa antes de serem enviados à Prefeitura. Já existe até jurisprudência favorável ao advogado no Supremo Tribunal Federal (STF).

DOIDÃO.

Vale lembrar que Doidão faleceu após seu carro colidir com a traseira de uma carreta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o médico socorrista constatou o óbito no local. Doidão era um dos parlamentares mais experientes da Câmara. Ele vinha atuando desde a gestão do prefeito Maurici Mariano (PMDB).

Nascido em Lages (BA), Nilton ingressou na Câmara em 1997, permanecendo por três mandatos consecutivos, até 2006. Entre 2005 e 2006, foi presidente da Câmara. Em 2016, Doidão retornou ao Legislativo para cumprir seu quarto mandato.