Rede Municipal

Guarujá vai implantar educação financeira em suas escolas

Denominada 'Aprender Valor', iniciativa será desenvolvida com professores de quatro unidades de Ensino Fundamental

4 MAR 2022 • POR Da Reportagem • 13h15
Guarujá vai implantar educação financeira em suas escolas - Divulgação/ Prefeitura Municipal de Guarujá

Saber como administrar o dinheiro é uma tarefa que, se ensinada desde cedo, pode tornar o jovem de hoje, em um adulto com uma saúde financeira mais equilibrada amanhã. Com base nisso, a Prefeitura de Guarujá aderiu ao Aprender Valor, um programa do Governo Federal, que será implementado em caráter piloto, na rede municipal de Ensino Fundamental.

Nesta primeira etapa, a iniciativa será desenvolvida por meio da formação de mais de 30 professores de quatro unidades. São elas, a de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): E.M. Afonso Nunes e E.M Osvaldo Cruz, ambas no Parque Estuário (Vicente de Carvalho); e as de Ensino Fundamental II (6º ao 9º): E.M. Francisco Figueiredo (Santa Clara) e E.M. Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba). Posteriormente, os alunos serão envolvidos na atividade.

Leia Também

Velório do vereador 'Doidão', em Guarujá, é marcado por agressões e confusão; vídeo

Bandidos explodem porta de joalheria em Guarujá e disparam tiros de fuzil e granadas contra polícia

Prefeitura de Guarujá decreta luto oficial de três dias

O objetivo do 'Aprender Valor' é desenvolver, nos estudantes, habilidades e competências relacionadas ao bom uso do dinheiro. Através do programa serão introduzidos temas como dinheiro, consumo, poupança e planejamento no contexto escolar, de forma transversal e integrada às disciplinas obrigatórias.

A iniciativa visa proporcionar aos estudantes como lidar com recursos financeiros e materiais na vida individual e coletiva, no presente e no futuro. Conforme explica o coordenador de Ações Educacionais de Matemática da Prefeitura, Ronaldo Vidal Lima, "trata-se de um projeto piloto que poderá ser implantado até o próximo ano, em toda a rede municipal de ensino".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O programa consiste na realização de formações, cursos on-line, avaliações de aprendizagem e até entrega de prêmio, em reconhecimento às escolas que mais se destacarem durante a execução da atividade.

Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BCB), o programa é executado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Além disso, o Aprender Valor segue as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).