Bolsonaro diz que Putin é 'conservador' a apoiador que perguntou se líder russo é 'gente da gente'

Putin é contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, proibido no país, e marchas LGBTQIA+ acontecem cada vez menos, já que desde 2012 são reprimidas

27 JAN 2022 • POR • 18h42
Bolsonaro é defensor do Golpe Militar de 64 - Isac Nobrega/PR

Questionado por um apoiador se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, era "gente da gente", o líder brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), chamou nesta quinta (27) o mandatário russo de "conservador".

Bolsonaro, que visitará a Rússia no final de fevereiro, a convite de Putin, falava com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, em Brasília. O chefe do Executivo brasileiro disse ainda que, na viagem, buscará "melhores entendimentos" e "relações comerciais". "O mundo todo é simpático a gente."

Leia Também

Bolsonaro recebe mensagem do papa Francisco em missa de sétimo dia de sua mãe

Bolsonaro vai revisitar caso BNDES em live, mirando rejeição de Lula

Bolsonaro diz que vai 'seguir a lei' que permite reajuste de 33% a professores

Em tensão com os EUA, Rússia não descarta presença militar em Cuba e na Venezuela

Enquanto o presidente ainda não fez viagens oficiais ao país de Putin, o líder russo esteve no Brasil em 2019, para uma reunião do Brics, bloco formado por Índia, China e África do Sul, além de Brasil e Rússia.

De acordo com informações da agência estatal russa Tass, Putin convidou Bolsonaro no começo de dezembro para uma visita e disse que o Brasil é um dos "mais importantes parceiros estratégicos". À época, o presidente brasileiro confirmou o convite e disse estar "feliz e honrado".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Há mais de 20 anos à frente do Kremlin, o líder russo tem adotado posicionamentos considerados cada vez mais conservadores. Ele é contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, proibido no país, e marchas LGBTQIA+ acontecem cada vez menos, já que desde 2012 são reprimidas em diversos locais.

Em 2013, Putin apoiou leis que criminalizam o que chama de "propaganda gay para menores de idade", algo amplamente criticado no Ocidente. Enquanto há clubes LGBT mais ou menos disfarçados em grandes centros como Moscou, em regiões como a Tchetchênia a repressão é brutal.

No Brasil, com a proximidade da eleição, Bolsonaro tem reforçado as críticas ao que chama de "ideologia de gênero". Na quarta, disse que a maioria da população "LGBT é contrária [à ideologia de gênero]".

Em novembro de 2020, Bolsonaro publicou um vídeo em que Putin tece elogios às "qualidades masculinas", à "coragem" e à "determinação" do brasileiro. "Muito obrigado, sr. presidente Bolsonaro. Não foi fácil para todos nós trabalharmos neste ano [em referência à pandemia], mas você também enfrentou pessoalmente esta infecção e passou pelas provações com muita coragem. Desejo a você tudo de melhor, em primeiro lugar, saúde", disse Putin, em referência à contaminação de Bolsonaro pelo coronavírus.

A Rússia hoje está no centro do noticiário internacional devido às acusações de potências ocidentais de que teria a intenção de invadir a Ucrânia, cujas fronteiras hoje contam com a presença de mais de 100 mil soldados russos. A ameaça militar busca afastar a possibilidade de o país vizinho se juntar à Otan, a aliança militar do Ocidente, que poderia, assim, aproximar-se dos arredores do país de Putin.

A crise opõe, principalmente, Rússia e EUA, cujo presidente, Joe Biden, é um desafeto de Bolsonaro. Durante a campanha eleitoral americana, em 2020, o brasileiro afirmou publicamente torcer pela vitória do derrotado Donald Trump. O democrata também criticou o brasileiro devido à política ambiental do Planalto. Desde que Biden foi eleito, os líderes de Brasil e EUA não se falaram diretamente.