Fim de ano: guia traz dicas de como debater política em família sem estragar a ceia

E-book gratuito com sugestões simples e bem-humoradas mostra como falar sobre o assunto nos encontros entre familiares e amigos

22 DEZ 2021 • POR Da Reportagem • 15h39
Aprenda como uma ter uma ceia de natal sem brigas políticias - Divulgação

A criadora da Virada Política, Duda Alcântara, e a embaixadora do movimento Politize, Thais Chaves lançam o e-book "Guia de sobrevivência para as festas de fim de ano: há esperança para 2022" com dicas para promover debates políticos que valorizem a cultura do diálogo no Brasil.

O guia, que pode ser baixado e compartilhado gratuitamente, traz seis ferramentas comportamentais e sugestões de conteúdo que auxiliam na busca de informações corretas e combate às fake news. O material tem como base a comunicação não-violenta, disseminada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg para aprimorar os relacionamentos em situações que exigem clareza na comunicação.

Leia Também

Lula é melhor presidente do Brasil para 43% dos evangélicos; 19% escolhem Bolsonaro

Ceia de Natal 2021: Procon-SP encontra diferenças de até 124%

Quer surpreender na ceia? Então aprenda a fazer o delicioso 'Arroz de Natal'

Eleições 2022: mais de 60% dos entrevistados desaprova a gestão Bolsonaro

Um estudo publicado pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) com base em dados de opinião pública dos últimos 20 anos mostra que a polarização chamada "afetiva" tem sido predominante no Brasil e considerada a mais danosa para a democracia, já que ocorre quando há aumento do desafeto entre grupos políticos rivais e consequências negativas, afetando inclusive a legitimidade de governos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para a autora Duda Alcântara, o diálogo com pessoas que pensam muito diferente já faz parte da rotina que tem sido marcada pela polarização: "Para manter o diálogo e o respeito, temos de aprender a incorporar estratégias que impeçam que os debates se tornem discussões agressivas", explica Duda.

Já Thaís Chaves afirma que motivação para produzir o guia se deve ao crescimento exponencial de desinformação no país: "Nosso objetivo é o de que as pessoas tenham acesso a conteúdo que ensinam como manter o diálogo e a civilidade, assim como nós mesmas aprendemos", destaca Thaís.

Entre as orientações do e-book, estão sugestões sobre o uso correto de palavras em uma discussão, a busca por afinidades políticas e o estímulo à pesquisa sobre a veracidade de notícias a partir da leitura de portais de checagem de fatos. 

Para baixar e compartilhar o "Guia de sobrevivência para as festas de fim de ano: há esperança para 2022" basta acessar o site da Duda Alcântara.