Governo de SP pede ao Ministério vacina contra Covid-19 para crianças

Uso do imunizante foi autorizado pela Anvisa

17 DEZ 2021 • POR Agência Brasil • 16h20
Governo de SP pede ao Ministério vacina contra Covid-19 para crianças - Myke Sena/MS

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando a disponibilização e liberação de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade. O uso do imunizante nessa faixa de idade foi autorizado na última quinta-feira (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina do laboratório norte-americano está sendo usada na imunização de jovens a partir dos 12 anos. No entanto, para aplicação em crianças é necessário dosagem e rotulagem específicas. A dose para crianças é equivalente a um terço da aplicada em adultos e deve ser elaborada na medida pediátrica.

Leia Também

Após aprovação da Anvisa, Saúde não dá prazo para iniciar vacinação de crianças

Covid-19: Variante gama provocou mais mortes de mulheres e jovens

Sintomas da gripe se confundem com os da Covid; saiba a diferença

“O governo do estado tem urgência em avançar na imunização deste público, mas as doses de Pfizer disponíveis atualmente no Brasil diferem em aspectos como composição, dosagem, rotulagem, apresentação e especificações técnicas requeridas para aplicação neste público, conforme instruções do próprio fabricante”, diz a nota divulgada pelo Executivo estadual.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o governo, em São Paulo os casos de Covid-19 em menores de 9 anos representam 3% do total, e entre 10 e 19 anos, 6,6% das infecções. Até ontem (16), 2,1 milhões de jovens com idade entre 12 e 17 anos haviam sido imunizados no estado, o que representa 63% dessa população.

O Ministério da Saúde informou que analisará a decisão da Anvisa sobre o uso de vacinas da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.