Ação em Santos orienta mais de 500 pessoas sobre doenças transmitidas por animais

As equipes entregaram panfletos informativos sobre zoonoses, como leptospirose, raiva e leishmaniose, e arbovirores (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela)

7 SET 2021 • POR • 20h05
Divulgação/Prefeitura de Santos

Mais de 500 pessoas, entre munícipes e visitantes de Santos, foram orientadas nesta segunda (07), feriado do Dia da Independência, sobre as medidas preventivas contra a dengue e outras doenças transmitidas por animais. 

A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), ocorreu em três pontos de grande movimentação da Cidade: Terminal Rodoviário, escadarias do Monte Serrat e Fonte do Sapo – neste último foi montado estande educativo. 

As equipes entregaram panfletos informativos sobre zoonoses, como leptospirose, raiva e leishmaniose, e arbovirores (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela), orientando a população a encontrar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

"Se a pessoa estiver aberta a conversar, passamos uma explicação mais densa, sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar contrair as doenças, que podem ser transmitidas por caramujos, morcegos, pombos, ratos e mosquitos", explica a agente de combate à endemia, Geovana Loureiro.

PÚBLICO INFANTIL

Na Fonte do Sapo, as crianças que se interessaram pela ação de conscientização ganharam bolas de brinde, como foi o caso da Augusta, de cinco anos, que estava acompanhada do seu pai, Rafael de Souza. "Temos que falar disso todo dia. Elas conscientizam mostrando desenhos e falando com boa vontade. 

São coisas simples que podem ajudar a nossa saúde", destaca Rafael.