São Vicente celebra 6ª Semana da Cultura Caiçara

Atividades são realizadas de forma virtual e gratuita entre 6 e 10 de setembro

7 SET 2021 • POR • 07h05
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Como forma de valorizar as manifestações artísticas da Cidade, nesta segunda-feira (06) começa a 6ª Semana da Cultura Caiçara de São Vicente, que vai até o dia 10 de setembro. Entre saraus, exposições fotográficas, mostras, palestras e vídeo dança, o evento on-line traz cinco dias de diversas atividades à população.

Desde 2015, a Semana está inserida no Calendário Oficial vicentino, por meio da Lei Municipal n° 3312/2015, porém, é realizada desde 2017. A sexta edição conta com a curadoria de Márcio Barreto. Este ano, o festival faz parte do projeto Tradição SP, realizado pelo Governo do Estado, Tradição SP Online, Prefeitura de São Vicente e Imaginário Coletivo de Arte.

Leia Também

Jovem de São Vicente produz lindos desenhos desde os 8 anos de idade

O prefeito Kayo Amado exaltou a importância de São Vicente no cenário artístico. “Somos a Primeira Vila do País, berço da cultura caiçara, que abrange do litoral do Rio de Janeiro até o Paraná. O Brasil começa aqui e a gente tem muita tradição para mostrar para todo o nosso País."

Programação:

Terça-feira, 7 de setembro

.18h – Histórias e Lendas Caiçaras

Contação de histórias sobre cultura caiçara, seus costumes, lendas, crenças e histórias com ênfase ao estímulo à leitura. Com Fernando Rino.

.18h30 – CineCaiçara

Mostra de curtas metragens com produção caiçara. Curadoria Francisco de Paula.

Quarta-feira, 8 de setembro 

.18h – Histórias e Lendas Caiçaras

Contação de Histórias sobre cultura caiçara, seus costumes, lendas, crenças e histórias com ênfase ao estímulo à leitura. Com Fernando Rino.

.18h30 – A Identidade Caiçara

Palestra sobre identidade e território caiçara. Com Márcio Barreto.

.19h – Pênsil

Vídeodança com Michelle Carneiro.

Quinta-feira, 9 de setembro –

.18h – Histórias e Lendas Caiçaras

Contação de Histórias sobre cultura caiçara, seus costumes, lendas, crenças e histórias com ênfase ao estímulo à leitura. Com Fernando Rino.

.17h – Políticas Públicas para a Cultura Caiçara

Oficina sobre a importância do patrimônio material e imaterial da cultura caiçara e as políticas públicas para a valorização da cultura. Com o historiador Marcos e o escritor e jornalista Lincoln Spada.

.18h – Alma Caiçara

Música com Rogério Baraquet.

Sexta-feira, 10 de setembro –

.18h – Areia e Mar

Passeio virtual com ênfase na história e cultura da região através da trilha do Parque Estadual Xixová-Japuí que leva a uma das poucas praias selvagens da região, Itaquitanduva, frequentada, principalmente, por surfistas. 

.18h30 – Música

Com o Mestre Amir Pires (Grupo Sem Pantim de Maracatu).