É a vez de Praia Grande receber o laboratório móvel do Butantan

Objetivo é agilizar a entrega dos resultados dos exames e identificar possíveis variantes da covid-19

27 AGO 2021 • POR • 16h40
Parte dos exames realizados no Hospital Irmã Dulce será analisada pelo Lab Móvel - Nair Bueno / Diário do Litoral

Depois de passar por Santos, agora é a vez de Praia Grande receber o projeto Lab Móvel. A partir da próxima segunda-feira (30), as amostras coletadas nos testes RT-PCR de covid-19 de Praia Grande serão analisadas dentro do laboratório itinerante do Instituto Butantan. Parte dos exames realizados no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, no Gripário Falcão e nas Unidades de Saúde da Família serão enviados para este espaço instalado na Baixada Santista, visando dar maior celeridade a esse processo.

O Lab Móvel vai realizar o diagnóstico e o sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, possibilitando um melhor e mais ágil monitoramento das variantes do vírus na região e também em todo o Estado de São Paulo. "A presença do Lab Móvel na região é muito importante para nós, pois poderemos saber da presença de variantes que vêm ameaçando a evolução da pandemia e, com isso, fornecer subsídios aos gestores para a tomada de decisões assertivas", afirmou a secretária adjunta de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Bruna Renó.

Leia Também

Santos tem mais três casos confirmados para a variante delta

Santos recebe laboratório móvel para mapeamento da Covid-19 e variantes

Após a detecção dos resultados, os casos positivos são encaminhados para o sequenciamento gênomico das amostras, que pode levar de três a seis dias. Para se ter uma ideia de como é mais ágil, nos laboratórios que fazem esse trabalho, o processo entre a testagem e o sequenciamento de variantes costuma levar de 10 a 12 dias.

O laboratório itinerante tem circulado por todo o Estado e ficará instalado por cerca de 10 dias na Praça Visconde de Mauá, em Santos. Mas o Lab Móvel atenderá toda a Baixada Santista. Qualquer pessoa poderá ver os equipamentos e os cientistas do Butantan, já que a estrutura possui uma parte de vidro que permite a observação dos trabalhos. O contêiner tem 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, contendo três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenar as amostras, entre outros equipamentos.

O secretário de Saúde Pública (Sesap) da Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, celebrou a presença do laboratório itinerante para fortalecer as ações de combate e monitoramento à covid-19 desenvolvidas pelo Município, mas salientou a importância de a população continuar atuando junto para superar a pandemia. "É importante que as pessoas continuem tomando todos os cuidados necessários, usando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento e seguindo todos os protocolos sanitários. A pandemia não acabou", destacou.