Santos alerta para 'fake news' sobre vacina enviada a e-mails

A notícia falsa é apresentada como sendo uma notificação do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS)

18 AGO 2021 • POR • 17h16
Santos está alertando para notícia falsa sobre vacina enviada a e-mails - Divulgação/PMSV

A Secretaria de Saúde de Santos alerta para uma notícia falsa (fake news) que está sendo enviada para alguns e-mails a respeito de uma falsa seleção de munícipes para receber uma dose extra de vacina contra a covid-19.

A 'fake news' é apresentada como sendo uma notificação do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) e informa ainda, de forma equivocada, a possibilidade de o morador poder escolher o fabricante do imunizante a ser aplicado.

Leia Também

Facebook derruba rede de 'fake news' sobre vacinas que tinha Brasil como alvo

Texto de Reforma Eleitoral pode blindar políticos que propagam fake news em ano eleitoral

Compartilhe e ganhe um Corolla? Golpe com mensagem fake tem feito vítimas; entenda

A mensagem termina pedindo ao munícipe para que, em caso de escolha pessoalmente da "marca" da vacina, ele deverá imprimir um anexo e se dirigir a um posto de Saúde, junto com documento e foto, para receber a dose. Este procedimento não deve ser adotado.

A Secretaria de Saúde de Santos reitera que não envia este tipo de mensagem, por e-mail, a nenhum morador. Todas as informações sobre aplicação das vacinas são divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Santos.

EXCEÇÃO

 A exceção fica por conta das ligações feitas pelos agentes de Saúde e do sistema de telemonitoramento aos que tomaram a primeira dose da vacina e não retornaram aos postos de vacinação para concluir o ciclo vacinal.