As mulheres e os homens podem compartilhar os mesmos cosméticos?

Compartilhar o ritual de beleza é muito divertido para o casal, no entanto é preciso abastecer de produtos adequados às necessidades de cada um

28 JUL 2013 • POR • 11h26

Será que dá para os homens usarem os mesmos produtos usados pelas mulheres? Será que os xampus e os cremes podem ser compartilhados no banho a dois?

Os especialistas diriam que o compartilhar é lindo; os homens que costumam participar de alguns momentos do ritual de beleza de suas mulheres são unânimes ao afirmarem que a cumplicidade aumenta, sem contar que é um reforço extra para a libido. Quase sempre tudo termina com muito amor e sensualidade.

O problema é que pele e cabelos de homens e mulheres têm necessidades diferentes e o resultado do uso de produtos inadequados são cabelos oleosos ou ressecados, o mesmo acontecendo com a pele que também pode ganhar acne.

Leia Também

Leve a vida de modo saudável e tenha beleza natural

Como os sentidos influenciam a beleza?

Gramado, uma das cidades mais bonitas do Brasil

Por que a bolsa é tão importante para as mulheres?

Aprendendo a fazer uma bela maquiagem em casa

Um número cada vez maior de homens tem procurado os dermatologistas em busca de soluções para a calvície e envelhecimento da pele, assim como tem aumentado também a frequência às clínicas de estética em busca de limpeza de pele e outros tratamentos; é bom saber que nem todos os produtos que fazem aquele efeito notável no rosto das mulheres serão indicados para eles. Quer um exemplo?

Os fios de cabelo da mulher geralmente passaram por processos químicos e por isso precisam de xampus ricos em elementos hidratantes enquanto que os cabelos dele é oleoso e pede xampu específico; se os fios estiverem curtinhos nem precisará de condicionador. O mais difícil é manter os homens longe dos xampus e cremes finalizadores usados pelas mulheres. Cada vez mais vaidosos, os homens também adoram uma novidade.

Geralmente a pele masculina é mais oleosa e não sofre com a famosa “dança dos hormônios”, comum às mulheres, sem contar que o ato de barbear-se deixa a pele mais sensível, por isso os cremes que contem ácidos, ideais para as peles femininas, deixarão o rosto do seu amor irritado e até com manchas.

O mais indicado é que os homens usem um gel ou loção hidratante com filtro solar; se quiser prevenir as ruguinhas, o ideal é procurar a orientação do dermatologista.
As mulheres adoram esfoliar a pele do corpo, mas nem pense em usar os famosos grânulos em seu amor porque o excesso de pelos transformará o ritual numa tortura, prefira usar uma bucha natural em movimentos circulares por todo o corpo e depois ensine a passar o esfoliante no seu corpo. Finalize com óleo perfumado, este pode ser usado pelos dois, à vontade.

O óleo ajuda a reter a água na pele e por isso auxilia no processo de hidratação, mas não substitui o creme hidratante, por isso não se esqueça dele preferindo sempre aqueles que têm uréia em sua formulação, acompanhado de uma deliciosa massagem. Para ele, prefira os hidrantes em spray que não se acumulam nos pelos e fazem um efeito maravilhoso.

E na hora de fazer a barba? Os barbeadores elétricos são uma poderosa invenção, mas ainda há muitos que preferem usar a boa e velha lâmina de barbear, sendo que existe uma infinidade delas no mercado. A grande tacada é o creme de barbear e depois, para finalizar, gel hidratante e com efeito cicatrizante, mas sempre de olho nas particularidades de cada pele.

É comum os homens apresentarem cravos ou “milhos”, aquelas bolinhas brancas que todos odeiam. Nunca esprema, o jeito certo de livrar-se deles é procurar uma boa clínica de estética e fazer limpeza de pele periodicamente.

Diante das diferenças entre as necessidades feminina e masculina, o jeito é abastecer o banheiro com produtos específicos, mas sem perder o companheirismo!