São Vicente evita a interrupção do trânsito na Ponte dos Barreiros

Com início da nova fase das obras, Prefeitura se antecipa ao prazo dado pela Justiça - 31 de agosto - e evita desgaste

27 JUL 2021 • POR • 07h00
Com o canteiro e obras instalado, a Prefeitura impede novo bloqueio da Ponte dos Barreiros - Nair Bueno/DL

A Prefeitura de São Vicente agiu rápido e confirmou que já iniciou a reforma completa da Ponte dos Barreiros, com preparação do canteiro de obras, que é uma das etapas para iniciar as intervenções diretas na estrutura.

Em 31 de agosto próximo (exatos 36 dias), terminaria o prazo dado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) de liberação ao tráfego da Ponte dos Barreiros, principal via de acesso da população da área continental à insular de São Vicente.

Cerca de 150 mil moradores poderiam voltar a sofrer caso a ponte fosse novamente bloqueada judicialmente, em função do não início das obras complementares.

"Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) e da empresa responsável pela obra, Jatobeton Engenharia, já restabeleceram a parte hidráulica, instalaram novas colunas para reforçar a estrutura e realizaram a reforma do refeitório, que será usado pelos trabalhadores que executarão os serviços na ponte pelos próximos doze meses, prazo estimado da obra, pelo valor de R$ 33.720.317,64", informa a Administração.

PARADA.

Vale lembrar que, em abril último, o prefeito Kayo Amado anunciou a liberação para a retomada das obras. Isso porque, no dia 3 de fevereiro, a Justiça suspendeu em caráter liminar a licitação para a segunda fase das obras porque, segundo o juiz responsável pela decisão, irregularidades foram detectadas no certame e a licitação foi suspensa.

As empresas que participaram da disputa entraram com uma ação sob o argumento que uma empresa seria favorecida por ser a única a atender todos os pré-requisitos do certame. O magistrado acolheu a argumentação e, desta forma, a licitação foi suspensa um dia antes da abertura dos envelopes, situação revertido depois.

DISPONÍVEIS.

Os quase R$ 34 milhões já estavam disponíveis na Caixa Econômica Federal e são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O prefeito Kayo Amado esteve visitando o início da nova fase de recuperação da ponte junto com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Paulo Fiamenghi, a vice-prefeita Sandra Conti, o subprefeito da Área Continental, José Leal, além de vereadores da Câmara Municipal de São Vicente.

"Esse é o início da obra final da Ponte dos Barreiros. Hoje podemos ver o canteiro de obras criado e sendo reestruturado em um local estratégico, ao lado da ponte, no antigo centro náutico da Cidade", afirmou o prefeito Kayo Amado mês passado.

O secretário afirmou que essas obras vão recuperar totalmente as condições da Ponte dos Barreiros. "Estamos iniciando a recuperação estrutural da ponte, atingindo 100% das estacas, vigas e tabuleiro", afirmou Paulo Fiamenghi, na mesma ocasião.

Durante à visita, Amado afirmou ainda que a Ponte dos Barreiros não será fechada completamente durante os trabalhos de reforma. Em alguns momentos haverá a necessidade de um fechamento parcial, que contará com o modelo pare e siga para o fluxo de veículos.