Prefeitura de São Vicente vai apurar caso de LGBTfobia por parte da Guarda Municipal

Segundo informações, três pessoas LGBTQIA estavam na Rodoviária vicentina quando foram abordados com agressões por três guardas municipais

20 JUL 2021 • POR • 07h30
Prefeitura de São Vicente já abriu sindicância para investigar a possibilidade de desvio de conduta e prática de LGBTfobia - Reprodução/Facebook

A Prefeitura de São Vicente colheu o relatório dos guardas municipais envolvidos e já abriu sindicância para investigar a possibilidade de desvio de conduta e prática de LGBTfobia, ocorrida no último dia 15, envolvendo três agentes públicos.

"A Prefeitura não compactua com qualquer tipo de ação que esteja fora da normalidade, e repudia atitudes homofóbicas e discriminatórias. A Guarda Civil Municipal (GCM) também iniciou os procedimentos administrativos para apuração dos fatos", revelou ontem a Administração.

Segundo informações, três pessoas LGBTQIA estavam na Rodoviária vicentina quando foram abordados com agressões por três guardas municipais. Sem explicar o motivo da abordagem e sem nenhum protocolo que respeite os direitos humanos, dois guardas teriam proferido gritos de "viados", vão dar o c* em outra cidade" e arrancaram o celular das mãos das vítimas, impedindo qualquer gravação.

A bagagem das pessoas foi revistada sem qualquer motivo e não encontraram nada de irregular. Com as agressões, a blusa de uma das vítimas foi rasgada. Houve novos gritos transfóbicos como "transformista e tudo viado".

A Prefeitura de São Vicente ressalta que o cidadão pode realizar denúncias pelos canais oficiais da Prefeitura nos telefones: 162; 3579-1330 e 3579-1331. Presencialmente na Rua Frei Gaspar, 384 - sala 09 - Centro. O E-mail: ouvidoria@saovicente.sp.gov.br. Também pela Ouvidoria da GCM, telefone 3466-9777 e no e-mail: ouvidoria.gcm@saovicente.sp.gov.br.