Usuários reclamam dos atrasos no transporte público em Itanhaém

Munícipes afirmam que chegam a ficar por mais de uma hora nos pontos dos ônibus; contrato provisório com a empresa Fênix se encerra este mês

21 JUN 2021 • POR • 07h59
Reportagem do DL esteve, na manhã do último dia 16, nos pontos da avenida Condessa de Vimieiros para ouvir os usuários - NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Usuários do transporte público voltam a reclamar dos constantes atrasos em algumas linhas dos coletivos urbanos em Itanhaém. Munícipes contam que chegam a ficar por mais de uma hora nos pontos de ônibus, localizados na região central. A maior parte das pessoas faz críticas à empresa Expresso Fênix, responsável pelo transporte público, cujo contrato provisório se encerra no fim deste mês.

A reportagem do DL esteve, na manhã do último dia 16, nos pontos da avenida Condessa de Vimieiros para ouvir os usuários.

Um exemplo é o jardineiro Antônio Alcântara, morador no bairro Cibratel II, que estava há quase uma hora no ponto de ônibus.

"O serviço está péssimo e quem sofre é a população. No ano passado havia mais veículos e linhas que faziam o trajeto Gaivota via Cibratel". Lembra ainda que, antigamente, o bondinho era uma alternativa, mas agora só atende em linha turística.

A aposentada Elza Viana e seu esposo, do bairro Cibratel, também estavam há mais de uma hora aguardando a condução. "A empresa não atende de forma satisfatória aos usuários, em especial, os bairros mais afastados do centro".

Outra moradora que reclama dos atrasos é a dona de casa Maria de Fátima Felício, que mora há 16 anos, próximo ao bairro Suarão. "O transporte está muito ruim, a empresa precisa ter mais horários", ressalta.

Diz ainda que os constantes atrasos ocorrem nas linhas do Suarão, Campos Elíseos e Vila Loty, e que demoram mais de uma hora no sentido Centro/Vila Loty.

O vereador Henrique Garzon (Podemos) apresentou requerimento, na sessão do dia 14, para pedir informações à prefeitura de Itanhaém sobre o processo de licitação referente ao transporte público da Cidade, previsto para este mês. Segundo ele, a empresa atual não oferece um serviço satisfatório à população.

Garzon quer saber do Executivo se o contrato provisório com a empresa Fênix era de seis meses e por quanto tempo ele pode ser prorrogado. E quando está prevista uma nova licitação para contratar uma empresa definitiva de transporte e se serão as mesmas linhas que hoje operam no município.

O vereador questiona ainda qual será o valor previsto para a nova tarifa e se o edital já está pronto. E se existe a possibilidade de implementar o bilhete único ou um terminal de interligação, além de serviços Wi-fi, recarga, ar condicionado e app de localização.

"Fizemos ainda uma solicitação para apresentar cópia do contrato emergencial atual entre a prefeitura e a empresa Expresso Fênix", salienta.

PREFEITURA.

A prefeitura de Itanhaém informa que não houve redução de linhas, mas que foi feita a readequação de horários que estavam sobrepostos e levou em consideração também a demanda de passageiros de cada horário.

E que o Departamento de Trânsito já está notificando a empresa Expresso Fênix com relação aos atrasos. Diz ainda que estão, atualmente, operando 16 veículos em 13 linhas. A previsão da prefeitura é que a licitação seja aberta ainda este mês.

A Administração havia assinado um contrato, em caráter emergencial, com a empresa Expresso Fênix, no dia 5 de dezembro de 2020, por até seis meses, que vence este mês.

O antigo contrato com a empresa Litoral Sul Transporte teve que ser encerrado no dia 4 de dezembro, porque a empresa não estava cumprindo com as cláusulas de concessão, firmado em junho 2017.