Em São Vicente, ministro da educação apresenta o 'PAR 4' e novidade no Enem

Milton Ribeiro, que é nascido na cidade, falou sobre a ferramenta de planejamento educacional

24 MAI 2021 • POR • 13h48
O ministro da educação, Milton Ribeiro, em São Vicente, na manhã dessa segunda (24). - Nair Bueno/Diário do Litoral

O ministro da educação, Milton Ribeiro, esteve em São Vicente na manhã dessa segunda-feira (24) para apresentar o Plano de Ações Articuladas - Fase 4 - (PAR 4). Ele conversou com a Reportagem do Diário do Litoral e lembrou que nasceu na cidade. "Nasci no São José e fiz muito esporte no Tumiaru. Sempre uma alegria retornar, ainda mais para lançar essa nova etapa no planejamento educacional brasileiro", comemorou.

O PAR 4 é a quarta fase do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação focada exclusivamente para as escolas públicas. Nela uma plataforma inteligente para o processamento de dados fica disponível para que prefeitos e educadores insiram todas as informações sobre as necessidades educacionais do seu município, o que evita que eles viajem até Brasília, por exemplo, para apresentar seus projetos. Tudo é despachado pela internet.

"Com essa plataforma conseguimos cadastrar com mais facilidade as nossas propostas para a educação. Em São Vicente, por exemplo, queremos solicitar a climatização das nossas escolas, novas tecnologias, ampliação e construção de novas unidades etc. Você inscreve seu projeto e o governo acompanha passo-a-passo essa necessidade, liberando ou não os recursos", explica o prefeito de São Vicente, Kayo Amado.

Sobre a liberação ou não de verbas o ministro disse ao Diário que tudo depende de uma análise criteriosa do MEC dentro do que eles entendem ser importante para cada município. "Se uma cidade tem 3 creches inacabadas, por exemplo, e solicita a construção de uma quarta, é óbvio que não vamos atender e focaremos os esforços em terminar as que estão paralisadas. O PAR 4 vem para utilizar o dinheiro público com maior rigor e efetividade na educação pública brasileira", explica Ribeiro.

Para o deputado estadual Tenente Coimbra, que estava no evento, a educação nacional tem muito a ganhar com essa plataforma. Ele destaca, ainda, a simbologia do que representa a visita do ministro a São Vicente. "Os mecanismos das prefeituras e estados terão maior proximidade com o governo dentro das suas reais necessidades. Esse relacionamento tende a melhorar a nossa educação como um todo. E o fato do ministro escolher São Vicente para lançar o PAR 4 me faz ver como uma grande janela de oportunidade na educação da Baixada Santista", finaliza.

Enem

Milton Ribeiro confirmou que as provas do Enem 2021 acontecerão em novembro, em dias ainda a definir. E acabou trazendo uma novidade sobre o método das novas provas. 

"Sob a minha orientação o Enem passará a conhecer o que os estudantes sabem, e não o que eles não sabem. Também não quero mais questões com pegadinhas. Apenas os temas da redação é que terão maior abertura; maior amplitude", finaliza.