Descontrole da pandemia pode colocar Brasil em zona vermelha e isolar país do resto do mundo

Cientistas indicam que o Brasil pode virar uma grande fábrica de variantes do vírus, tendo em vista a maneira trágica como o problerma foi tratado por aqui

19 MAR 2021 • POR • 13h05
Os próximos meses podem colocar o Brasil nesse triste cenário, isolando o país dos demais países do mundo. - Divulgação/Internet

O mundo dividido em zonas de risco/vermelhas por conta da pandemia de covid-19. Os próximos meses podem colocar o Brasil nesse triste cenário, isolando o país dos demais países do mundo. Quem afirma isso é Peter Baker, vice-diretor do departamento de Saúde Global e Desenvolvimento do Imperial College London, no Reino Unido. Para ele, o Brasil poderá sentir esses efeitos principalmente na economia.

A falta de um bom planejamento do Governo Federal colaborou para que, hoje, o Brasil fosse visto como um dos epicentros pandêmicos do coronavírus, gerando a desconfiança de vários outros países. Além disso, as constantes falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), minimizando a pandemia e incitando as pessoas a não usarem máscara e a descumprirem as determinações sanitárias de distanciamento e isolamento social deixaram o país sem credibilidade perante lideranças mundiais.

“Se decidirmos adotar políticas com base na imunidade adquirida com a vacinação, haverá limitações a direitos, viagens e à economia de países com dificuldades de acesso a vacinas.”, disse Baker.

Cientistas indicam que o Brasil pode virar uma grande fábrica de variantes do vírus, tendo em vista a maneira trágica como o problerma foi tratado por aqui. E isso isolaria o país de todo o resto do mundo, o que acarretaria em uma crise econômica catastrófica.

*Com informações do Olhar Digital