Prefeitura de Itanhaém e Sabesp regularizam ligações clandestinas de esgoto

Segundo o Secretário de Meio Ambiente Cesar Augusto de Souza Ferreira, foi iniciado o mapeamento das áreas atingidas e em breve acontecerá a execução das ações de fiscalização nos imóveis

26 FEV 2021 • POR • 18h35
A execução deste programa vai contribuir para a regularização dos imóveis não conectados à rede de esgoto - Divulgação/Sabesp

A Prefeitura de Itanhaém em parceria com a Sabesp estão com o objetivo de sanar os problemas de ligações clandestinas da rede de esgoto em todo município. Em reunião que aconteceu nesta última quarta-feira (24), com participação das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Obras, em conjunto as pastas estão prevendo um cronograma de ações para colocar em prática o programa "Esgoto Certo", através da consolidação de convênio de cooperação técnica entre as partes.

A execução deste programa vai contribuir para a regularização dos imóveis não conectados à rede de esgoto ou que possuem ligações clandestinas de esgoto nas redes de águas pluviais e vias públicas. Estas irregularidades nas ligações domiciliares são um dos maiores causadores do despejo irregular de esgoto nos rios, praias e vias públicas da nossa região.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente Cesar Augusto de Souza Ferreira, foi iniciado o mapeamento das áreas atingidas e em breve acontecerá a execução das ações de fiscalização nos imóveis.

Atualmente a cidade de Itanhaém está recebendo grandes investimentos em saneamento básico, porém os imóveis precisam regularizar as ligações nas redes coletoras, para que o meio ambiente não sofra danos por tais irregularidades principalmente nos rios, praias e também para a preservação da saúde e qualidade de vida das pessoas, completa Cesar Ferreira.

O gerente da Sabesp em Itanhaém, engenheiro William de Araújo Limoeiro, destaca que "as ações que serão realizadas vão ao encontro da missão da Sabesp, que é a prestação de serviços de saneamento e contribuição com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Desta forma os moradores e turistas de Itanhaém serão beneficiados com mais esta iniciativa da Sabesp junto à Prefeitura."