Guaiúba: prefeitura diz que obra não restringirá acesso à praia

Construção de um conjunto residencial próximo da faixa de areia da Praia de Guaiúba, em Guarujá, gerou a criação de um abaixo-assinado para impedir a obra

21 FEV 2021 • POR • 10h50
A petição on-line já reúne assinaturas de 4 mil pessoas - Nair Bueno/Diário do Litoral

A construção de um conjunto residencial próximo da faixa de areia da Praia de Guaiúba, em Guarujá, gerou a criação de um abaixo-assinado que afirma que a obra pode vir a restringir o acesso da população ao mar, além de gerar aglomerações maiores no entorno do local e retirar a tranquilidade de quem está acostumado a passear periodicamente na areia. Apesar disso, entretanto, a Prefeitura de Guarujá garante que a obra está regularizada e foi pensada de forma a evitar transtornos para novos e antigos moradores.

A petição, que segue online no portal Change.Org no momento da publicação desta matéria, reúne assinaturas de mais de 4 mil pessoas e pede o embargo da obra do residencial na praia do Guaiúba. Na publicação, o autor afirma que a pretensão da construtora é de erguer 'prédios de condomínios no Guaiúba' e a medida seria um desrespeito à lei de zoneamento, que declara o bairro como 'Zona Especial de Interesse Turístico e Zona de Baixa Densidade', além de estar em Área de Proteção Ambiental.

Leia Também

Loteamentos de luxo poluem meio ambiente em Guarujá

"A construção de prédios no local irá causar incontáveis prejuízos à comunidade de frequentadores da praia, já que haverá intenso tráfego de veículos no calçadão podendo ocasionar acidentes e retirando dos pedestres principalmente crianças, idosos e pessoas com deficiência toda tranquilidade que desfrutam ao caminhar pela orla", escreve na publicação.

Em contrapartida, a prefeitura afirma que essas declarações são equivocadas, uma vez que a construtora não erguerá prédios de vários andares. Além disso, toda a arquitetura do ambiente, que ainda começará a ser construído, foi concebida seguindo normas impostas já nas próprias leis municipais.

"Esse é um alvará de 2017 que passou por aprovação e está, rigorosamente, atendendo ao código urbanístico da nossa cidade, o plano diretor. O gabarito dele é permitido naquela quadra até 12,5m de altura, ou seja, térreo mais três andares e também atende a restrição do loteador que a 'zona de veraneio', isso tá dentro das nossas especificações", explica Adilson de Jesus, Secretário de Infraestrutura e Obras.

Ele afirma que a preocupação da população ao ouvir falar de 'prédios' é compreensível, mas reafirma que nenhuma edificação similar à de um arranha céu pode ser erguida próximo da faixa de areia da Praia de Guaiúba e que entidades compostas por moradores acompanharam o processo de liberação para que o residencial seja construído.

"É um condomínio 'unifamiliar' que não tem a característica de prédio e passou pelo estudo de impacto de vizinhança, pelo relatório de impacto de trânsito, passou pela Sabesp, também passou pela restrição do Condephaat. Tanto por todos os órgãos ambientais e tanto pela prefeitura passou foi aprovado dentro da legislação atual. Ele não é um terreno de praia, ele é recuado, entre ele e a praia tem aquele calçadão grande. O pessoal chegou a mencionar que podia ter um sombreamento na areia, mas não tem como", explica.

Na terça-feira (16), as redes sociais do empreendimento mencionavam a construção de uma garagem náutica. Na quinta-feira (18), entretanto, a Reportagem não conseguiu mais localizar as páginas do residencial. A prefeitura de Guarujá afirma desconhecer qualquer tipo de construção deste tipo dentro do que já foi acordado entre empresa e prefeitura.

"Não existe garagem náutica, não existe no projeto que a gente aprovou. Existem unidades de 60 a 100 metros quadrados do apartamento e todos eles com vaga de garagem. Desconheço essas garagens", conclui Adilson.

Quanto aos autores da petição e todos os moradores que assinaram o abaixo-assinado, o secretário explica que todas estas pessoas podem entrar em contato com a prefeitura para buscar esclarecimentos, mas ressalta que a Administração não prevê e não almeja nenhum tipo de mudança na rotina da Praia do Guaiúba.